segunda-feira, maio 31, 2004

Incentivando o fumo

O governo adotou uma política que incentivará o aumento do número de fumantes. E o pior é que fez isto pensando fazer o contrário. Como? Simples. O Ministério da Saúde acaba de declarar que vai custear o tratamento de fumantes.

Vale dizer: ao invés de aumentar o custo do tratamento para o próprio fumante, você sinaliza para ele que o tratamento será pago com dinheiro do meu bolso (meu, seu, etc). O problema é que se o custo do fumo do fulano é arcado por mim (ou melhor, por todos), qual o incentivo para que ele fume menos? Nenhum.

O governo parece estar cambaleante e tonto mesmo. Não no sentido de Rother, mas uma proposta desta acaba se transformando numa forma populista de não tratar o problema do fumo (se é que é um problema), aumentar a sanha tributária (pois recursos são escassos) e, claro, sobra sempre aquela pergunta: e para o viciado em álcool? Não tem dinheiro? Por que só o fumo?

Posso estar sendo precipitado, mas se fosse o ministro aluno em prova de "economia para calouros", sua nota na questão: "dispersar custos individuais de fumar aumenta ou diminui a disposição do mesmo de gastar com cigarros", sua nota não seria outra: zero.

Mas, claro, sou apenas um economista.....tsc, tsc, tsc...