domingo, maio 02, 2004

Mais Gaspari: Delúbio e a Economia Política dos Votos (ou "se fosse a mulher do Maluf seria nepotismo")

Os três grandes partidos nacionais, PT, PSDB e PFL, são capazes de tudo, menos de mostrar suas contas aos eleitores antes de lhes tomar os votos. Todos recusam-se a determinar que a contabilidade de seus candidatos seja posta em tempo real na internet. Uma proposta do deputado Chico Alencar, apresentada à direção do PT, foi frontalmente rebatida pelo comissário-tesoureiro Delúbio Soares. Ele classificou a idéia de "ingenuidade". No PSDB, o deputado Luis Carlos Hauly acaba de apresentar uma proposta semelhante à executiva do partido. No PFL, nem isso.

Agora, a pergunta que eu me faço é: eu me lembro bem do PC Farias. Mas nunca ouvi falar do tal Delúbio. Quem é Delúbio? Quando eu fico em dúvida sobre algo, como todo mundo (que é esperto), eu procuro me informar. Só de sacanagem (he he he), eu achei um link na página do PFL citando justamente o tema. E aí descobri que Delúbio "...além de tesoureiro também controla, através da mulher, a vice-presidência do PT".

Ou seja, a família tá toda lá.

Assim, é mais que natural que com um poder destes nas mãos o sujeito se recuse a abrir as contas. E o presidente não disse, surpreendentemente, nada sobre a tal proposta de transparência das contas.

A cada dia que passa vejo que a Public Choice é perfeita para a análise de comportamento de políticos. Podem tentar me enrolar com este papo de "ética" ou de "que nem todos são racionais como vocês, economistas, pensam". Podem falar - até mais do que o presidente fala sobre este tema (o que não é difícil) - mas eu não caio mais nesta. Eu observo os atos. E a realidade se encaixa bem no estereótipo do homo economicus.

Quer queiramos....ou não.