quarta-feira, maio 12, 2004

O jornalista brasileiro deve ter medo de ser feliz?

Na Primeira Leitura de hoje, logo mais, bons artigos sobre o autoritarismo do governo.

Até agora, o ministro da Justiça se disse estupefato (ponto positivo para ele), o das Relações Exteriores acha que tem de expulsar mesmo (ponto negativo para ele) e o pesadelo de vários jornalistas gaúchos durante a era Dutra parece estar ocorrendo em escala nacional.

Quem me conhece sabe que até de "exagerado" fui chamado quando contava as histórias que vi em Porto Alegre sobre a relação tensa entre o partido do presidente e os jornalistas.

Bem, agora não sou mais eu. É o mundo inteiro. Desta vez não sou o único a dizer.

E o Gilson levantou uma questão importantíssima. Leia o post dele aí embaixo.

Goste ou não do Diego Casagrande, este trecho está corretíssimo: No Rio Grande do Sul, sede do site DiegoCasagrande.com.br, os gaúchos conheceram, de 1999 até 2002, como funciona a democracia dos que hoje habitam os palacetes de Brasília. Aqui, pelo menos duas dezenas de jornalistas foram perseguidos de forma sórdida, com ações que iam de sucessivos processos na justiça até pressões para que fossem demitidos, numa campanha vil e sem precedentes patrocinada por um governo no estado . O governador era Olívio Dutra (PT), hoje ministro das Cidades de uma administração que expulsa aqueles que o criticam. Pelo jeito, está no lugar certo e sentindo-se em casa. O Brasil, os brasileiros e a imprensa nacional começam a conhecer o viés fascista e prepotente que os gaúchos já viram e, apesar de todo o aparelhamento da máquina do estado do Rio Grande do Sul, repudiaram nas urnas.