sexta-feira, maio 14, 2004

Procuram-se economistas rurais sem compromisso com a ideologia (ou com a expulsão de jornalistas, he he he)

Eu não conheço o Xico Graziano. E nem me agrada mais falar de PSDB. Mas este artigo do Xico Graziano vai ao ponto. Como não sou economista rural, fiquei com a pulga atrás da orelha.

Afinal, onde estão e quantos são os latifúndios brasileiros?

Quem souber responder com precisão esta pergunta, favor comentar.

O MST transformou o latifúndio no bicho-papão da agricultura. Usa seu nome para assustar a Nação. Cria, com seu grito de guerra, um clima de medo no campo. Como se não bastassem os sacis-pererês e as mulas-sem-cabeça, surge na roça um fantasma.

O latifúndio, realmente, não granjeia a simpatia de ninguém. Afinal, com tanta injustiça no mundo, fome e miséria campeando, quem defenderá a terra ociosa, o trabalho servil, o coronelismo mandão? Nem a velha TFP ou a recente UDR se alinham com o atraso. A luta contra o latifúndio, por isso, virou unanimidade nacional. Burrice?

Pode ser. A tese contra a terra ociosa é correta, mas a causa, questionável.

No passado, era verdade, a oligarquia rural freava o progresso. Hoje, os agronegócios impulsionam o desenvolvimento do País. Bradar contra o latifúndio representa um grito perdido. Um berro fora de hora.

Estudiosos sabem aquilo que o senso comum está descobrindo: a agropecuária segura o crescimento da economia, graças aos investimentos em tecnologia e aos ganhos de produtividade, que batem recordes sucessivos. O antigo sistema latifundiário se transformou numa economia agrária pujante, que assusta o mundo com seu vigor.

O MST, porém, não se curva à realidade. Repete sua cantilena e afirma que só sossega quando destruir o latifúndio. O Incra, por sua vez, indica em seu cadastro milhões de hectares improdutivos. Mas não acha terras suficientes para desapropriar, empacando a reforma agrária que ele próprio anuncia. Vai assentar onde?

Procuram-se latifúndios - assim se poderia chamar uma campanha nacional para acabar com essa teima, esse verdadeiro massacre de informações desencontradas. Onde estão esses malfeitores rurais? Há ou não latifúndios no Brasil?