sexta-feira, junho 11, 2004

Alessandro Martim Marques: um leitor assíduo

Esta é tão legal que vai reproduzida quase que "in totum". O Alessandro sempre aparece aqui nos comentários (e não tem medo de deixar o nome dele, he he he). Eu e minha fama (injusta?) de mathematics oriented...:D. O matemático da família é o Kenji. Eu apenas arranho as derivadas...

Olá meu caro.

Como você parece ser bastante "mathematics oriented" acho que vai gostar dessas aqui ...

Há tempos atrás, em alguns cometários do Economia Everywhere, me lembro de um colega ou aluno seu reclamando que os livros, p.ex., de álgebra linear pecavam por não dizer "para que aquilo tudo servia" ...

Pois bem, acho que achei um bom exemplo. Por culpa de um sujeito que diz ter provado a hipótese de Riemann acabei indo até o site do Clay Institute para ver se por lá tinha ecoado algo a respeito; aproveitei para ver as novidades e acabei achando as "lecture notes" de um seminário que eles promoveram chamado "The Mathematics of Google" e nessas notas uma
observação:

1 mathematical idea ==> new company

e esta idéia nada mais foi do que aplicação de álgebra linear. Infelizmente eles não filmaram ou não disponibilizam o vídeo da conferência, apenas as "lecture notes"

Já o paper original sobre a idéia está também disponível:

The PageRank Citation Ranking: Bringing Order to the Web.
Page, Lawrence; Brin, Sergey; Motwani, Rajeev; Winograd, Terry
(http://dbpubs.stanford.edu:8090/pub/1999-66)


Só mudando de assunto, no mesmo Clay Institute houve outro seminário, desta vez sobre o "infinito". As "lecture notes" estão em: http://www.claymath.org/public_lectures/Gowers.pdf

e dispensam qualquer vídeo ou áudio ....