segunda-feira, junho 14, 2004

Bem público (post duplo) - O novo dinar iraquiano: estabilidade surpreendente + breve relato sobre o novo brasileiro, filho do Ari

Na página do governo provisório do Iraque você encontra as cotações do novo dinar iraquiano desde janeiro até hoje, diariamente. Resolvi dar uma olhadinha nas quotações. Esperava uma volatilidade alta, dados os ataques terroristas que têm ocorrido lá nos últimos meses.

Entretanto, como reporta este artigo, a moeda está surpreendentemente estável. Várias especulações existem para esta (realmente surpreendente) estabilidade.

Leia o artigo indicado e, se quiser, vá até a página do governo provisório para verificar o que anda acontecendo na região. Se tiver disposição, veja ainda a nova "constituição monetária" do Banco Central iraquiano.

A estabilidade da moeda deles ilustra novamente meu ponto com relação ao Naji Nahas: se é difícil provar que ele manipulou preços, como provar que os vizinhos estão manipulando as cotações do dinar iraquiano? Eu gostaria, realmente, de descobrir como fazer isto. Se eu descobrir, não vou contar para vocês, mas garanto que vou vender meus serviços para o novo governo iraquiano (he he he).

E, claro, mudando de assunto, estive na maternidade e vi o Matheus. Capital humano aumenta no longo prazo, embora o PIB per capita já seja mais baixo. O menino nasceu, está bem, e tem aquilo roxo. O bom mesmo foi ver o pai dela comentar: "o Chef Túlio é aqui perto, não é? E o Bolão é aqui para cima, né?" Comemorações à vista... :D :D