quinta-feira, junho 10, 2004

Bem privado, custo público... ou "como se constrói uma outra hegemonia possível"

Esta notícia eu achei sem querer, procurando alguns dados sobre taxi em BH (incrivelmente ausentes no site da BHTRANS).

Por esta eu não esperava.... aí vai:

Além de propor ação civil pública contra a BHTrans, com o objetivo de suspender as atribuições de policiamento e autuação de infrações de trânsito na capital, a Promotoria de Justiça de Defesa do Patrimônio Público do Ministério Público de Minas Gerais investiga fretamento de veículos por parte da empresa para atender a pedidos de outras entidades.

Um dos procedimentos contra a BHTrans diz respeito ao fretamento relativo a 35 percursos dentro da capital, durante três dias, para transportar integrantes da Central Única dos Trabalhadores (CUT), em 1999, quando estiveram na capital para participar da “Conferência da Política Nacional de Formação”. O transporte incluía, traslados até o Aeroporto da Pampulha. Na época, participaram da conferência, o atual ministro da Educação Tarso Genro, que falou sobre “O papel da educação sindical na disputa da hegemonia”, e a senadora Heloísa Helena, uma das expositoras. “Existem provas concretas de que o diretor da BHTrans deferiu o pleito de pessoas estranhas ao interesse público para participarem da conferência”, afirma o promotor Leonardo Barbabella.


O mais interessante, para quem acha que Olavo de Carvalho está errado, é ver o título da palestra do atual ministro da educação. Até eu, que acho que o filósofo extrapola, tive de dar a mão a palmatória...