Economia Everywhere!!

Um blog que cumpriu seu papel de divulgar economia por muito tempo.

domingo, junho 13, 2004

Brasileiro é, sim, corporativista

Mais uma do Gaspari de hoje, que finalmente parece ter descoberto o problema dos conselhos profissionais. (leia também o resto da coluna dele para ver o que os políticos fazem com a carga tributária de trinta e tantos por cento que tiram de você...)

Tunga geral

Benjamin Franklin ensinou que há duas coisas inevitáveis: pagar impostos e morrer.

Os conselhos de profissionais liberais brasileiros decidiram que há uma terceira: sustentá-los.

O Conselho Regional de Administração do Rio Grande do Sul recusou-se a alforriar um analista do Banco Central (Antonio Carlos Timm Junior), sustentando que sua atividade profissional é privativa dos administradores.

Se é, o Banco Central não sabia, pois exigiu apenas diploma de curso superior aos candidatos às vagas e elas foram ocupadas por engenheiros, economistas e advogados. Ele só conseguiu se libertar do conselho, e da tunga das anuidades, porque foi à Justiça. Mesmo depois de ter ganho a causa (porque o CRA perdeu os prazos) a moçada continua a mandar-lhe boletos de cobrança.

No Rio, o Conselho de Biblioteconomia recusa-se a libertar uma cidadã (Maria Alice Mansur) que simplesmente não exerce mais a profissão.

Pelo visto, ser profissional liberal é um crime hediondo. A pessoa está condenada a sustentar os conselhos sem direito à liberdade condicional.

posted by Prof Shikida at 7:51 AM

<< Home


 

Powered by Blogger