sexta-feira, junho 25, 2004

Hipocrisia S.A.

Reinaldo Azevedo, novamente, vai ao ponto com esta (Primeira Leitura : entenda : A verdadeira crença do PTcostalismo) crítica.

Trechos:

Um leitor do site, dado a algumas provocações, me enviou o seguinte e-mail no dia em que a Câmara rejeitou o mínimo de R$ 275: “Aí, Reinaldo, hoje vcs vão dormir contrariados. Tucanos e pefelistas perderam de goleada na Câmara. Quero ver o seu texto de amanhã, destilando sua costumeira birra contra o governo petista. Chora, tucano, chora”. Tem lá a sua graça. E reflete o espírito de uma boa parte da militância de base do petismo. Para ele, vê-se, a questão do mínimo é, vamos dizer, escolástica.

Duvido que, como eu, não considere irrisório o valor do mínimo, incompatível com a pregação petista, a refletir os descaminhos do partido em que votou para governar o país. Mas e daí? A questão deixa de ter qualquer base de realidade ou de se sustentar na razão para se prender a uma espécie de teologia partidária: endossar o que fazem o governo e o partido passa a ser matéria de crença, constituindo um fundo e uma base de convicções não sujeitos à investigação e ao escrutínio dos fatos.

Assim, sempre que a realidade se opuser à doutrina, é um sinal de que se está diante da emergência do “mal”. Nessa perspectiva, tucanos e pefelistas, ao lutarem por um valor maior para o mínimo, não estariam nem querendo aumentar o benefício nem mesmo fazendo política, mas simplesmente tentando boicotar o governo Lula, inviabilizá-lo, a exemplo do que faz o demônio com a convicção dos santos e dos mártires.


Que me desculpem os petistas, mas ética é essencial.