domingo, junho 06, 2004

Mas, professor, qual o tamanho da firma? (nem tudo na vida é motel, mas a pergunta serve para o motel também)

A pergunta que sempre aparece: "Professor, mas qual o tamanho da firma?"

Normalmente aparece quando há retornos crescentes de escala ou, enfim, quando o aluno volta de sua "e-nésima" saída para beber água ou atender a alguma chamada no seu celular, provavelmente importantíssima para sua renda futura.

Estava aqui, no domingo de manhã, ouvindo música quando me lembrei de Ronald Coase. E eis a resposta dele (o leitor interessado achará em seu livro de Micro, de Eaton & Eaton, p.201, a resposta tal como a reproduzo):

Uma firma se expandirá até o ponto em que o custo organizacional de adicionar outra função interna seja igual ao custo de transação de coordenar essa função no mercado.

Leia de novo. Leu?

Ok. Agora, como o custo de transação entra nesta história? O custo de transação é um custo diferente do que você vê no livro-texto (notadamente nos introdutórios). Por que? Normalmente ele desloca todos os custos para cima ou para baixo. Quer saber mais? Bem, deixe de ser preguiçoso(a) e vá consultar o livro que citei aí em cima.

E pense no exemplo - quem mora em BH há tempos sabe - da Drogaria Araújo. Ela incorporou outras atividades à de simples venda de remédios. Será que podemos usar Coase para explicar isto? A resposta é: sim.

Já motéis, bem, motéis ainda não se ampliaram. Mas a menção dos mesmos era só para chamar a sua atenção. :D