quinta-feira, junho 10, 2004

Rocinha FM

A repressão do Estado gera incentivos para ações privadas. Se dentro da lei ou não, claro, é outra questão. O fato é que todos nós respondemos a incentivos. O incentivo correto, como dizem por aí, depende do que você chama de "correto". Para um bandido, o incentivo correto é que a vítima sempre morra de medo e ande sempre desarmada. Para um policial, o incentivo correto é que o bandidos presos não estejam amanhã, nas ruas.

E por aí vai.

Agora, o curioso mesmo é como os bandidos conseguiram suprir um bem público (o melhor seria "bem de clube") para seus colegas. Uma estação de rádio para se comunicarem com os colegas presos.

Detalhe da notícia: os policiais, ao chegarem no morro, receberam até uma granada.

Trecho: Policiais civis da Coodenadoria de Recursos Especiais (Core) e da Coordenadoria de Inteligência da Polícia (Cinpol), além de agentes do Serviço de Operações Especiais (Soe) da Secretaria de Administração Penitenciária apreenderam nesta quinta-feira na favela da Grota, no Complexo do Alemão, uma central de rádio amador. O material estava no interior de uma casa abandonada e, segundo investigaçãoes, servia para que bandidos do Complexo do Alemão se comunicassem com internos de todos os presídios do Rio de Janeiro.