sexta-feira, agosto 13, 2004

Como colocar um "galinhão" grego contra a parede

A leitura agradável sempre me faz voltar às páginas lidas. É o caso do capítulo do Duilio no livro já citado. Tentando atrair a atenção do leitor para a importância da escolha do tema na pesquisa econômica, ele fala da lenda de Páris. Qual é a história?

Havia um sujeito bom de papo com as mulheres, Páris. Zeus, sabendo da experiência do sujeito, mandou que ele fosse o juiz de um concurso de beleza literalmente divino. Quem seria a mais bela? Hera, a esposa do chefe (Zeus)? Afrodite (deusa do amor)? Ou Atena (deusa da Justiça)? Cá para nós, leitor, Zeus colocou o galinhão contra a parede, não?

Claro que as distintas top-models dos gregos não se mantiveram imparciais. Hera ofereceu a Páris o império do mundo. Atena o transformaria no guerreiro mais valente de todos e, claro, Afrodite prometeu-lhe o amor da mais linda mulher mortal.

Qual foi a escolha de Páris? Afrodite. E foi assim que ele conheceu Helena, esposa de um outro sujeito, Menelau. Agindo assim, Afrodite bagunçou o mundo dos mortais pois, imagine, não deve ser muito agradável ter uma deusa interferindo em seu casamento.

A historinha é bacana, mas eu fiquei mesmo pensando em outra coisa: será que ela pode ser convertida em um jogo? Ou não? Que informações eu precisaria para transformar a escolha do "pegador" Páris em um joguinho interessante? Palpites?