sábado, agosto 21, 2004

Monografias: o bom exemplo do Davi

Acabo de receber, via e-mail, a monografia do Davi (o mesmo aluno do Leo que sempre passa por aqui no blog e nos ajuda com uma coisa e outra). É bacana isto. Meus orientandos sempre se esquecem de me enviar suas monografias (no prazo), mas os orientandos dos outros sempre me dão esta alegria.

A monografia do Davi tem algo que gosto muito: levantamento de dados para períodos históricos antigos (vamos lá, 1872 não é algo tão recente, certo?). Deve ter dado muito trabalho mas, pelo que vi, a comunidade acadêmica agradece.

Agora uma palavrinha para os "terroristas" e "aterrorizados" que escutam mas não ouvem bem as palavras.

A monografia do Davi é original? É. Ele inventou alguma técnica nova? Não. Inventou teoria nova? Não. Usou dados novos? Não. É uma simples "resenha da literatura"? Óbvio que não. Deu trabalho? Deu. O que ele fez afinal?

Aí é que está sua originalidade. Fez algo que ninguém havia feito ainda com os dados do censo de 1872: calculou rendas per capita para o RS. E, mais ainda, fez uma correlação simples entre uma medida de escravidão e riqueza (neste ponto eu achei que ele falou pouco e poderia, certamente, ter desenvolvido mais o argumento, mas, vamos lá, ele não era meu orientando...).

É original para mim e, conforme a classificação do livro de TPE do Duilio Berni (olha o Duilio de novo aqui), ele não "criou interpretações ou modelos". Apenas usou os que tinha.

Davi, parabéns. Além de uma bela monografia, ainda me deu a chance de mostrar aos incautos e desavisados a luz no fim do túnel. Claro que segue a luz quem quer. Quem não quer, senta, chora ou fica emburrado.

Sucesso, Davi!