quarta-feira, agosto 11, 2004

O que o governo pensa da liberdade de imprensa?

Saiba aqui. Veja como a idéia de Gushiken é oposta aos princípios liberais/libertários, o que torna, mais uma vez, errado, chamar o governo Lula de "liberal".

Ainda acha que a imprensa deve ser controlada? Então leia o capítulo V da Constituição do Brasil (1988). A situação me faz pensar: por que será que tanta gente quer indenizações para vítimas de um regime totalitário se as mesmas possuem as mesmas idéias totalitárias, só que sob uma roupagem ideológica diferente?

Claro que não é bem assim. Quem foi torturado está sendo compensado pelo crime da tortura. Mas o irônico é que, pelo visto, se o porrete estivesse nas mãos da vítima, o indenizado, hoje, seria o funcionário do DOPS. Em poucas palavras: Gushiken e seus colegas não acham que a liberdade de expressão seja o único valor relativo. Eles acham que a moral também é relativa...e que os fins justificam os meios.

Como economista, normativamente falando, acho isso um lixo. Positivamente, lembro aos leitores que uma correlação positiva entre liberdade de imprensa e crescimento econômico tem sido observada com frequência em alguns estudos de desenvolvimento. O que me faz, novamente, perguntar: por que alguém, sabendo disto, optaria pela opção aparentemente ilógica?

Creio que tem razão Tsebelis (lembra-se de um post aí embaixo sobre o livro dele?): na verdade o governo "popular e democrático" não está em um jogo simples. Na verdade, ele está em um jogo maior onde os payoffs são variáveis. Só temo pelos resultados...