terça-feira, agosto 24, 2004

O velho discurso da OPEP

Até quem não sabe nada, mas absolutamente nada de Economia, tem uma noção de que o preço de um bem pode aumentar se: (a) tudo o mais constante, as expectativas de seu preço futuro aumentem; (b) tudo o mais constante, a demanda deste bem aumente; (c) tudo o mais constante, a oferta do bem se torne menos elástica (o que pode ser pensado como menor competitividade no setor).

Pois se a OPEP é um cartel, não dá para negar (c). Aliás, o objetivo da cartelização é, justamente, tentar controlar os produtores do setor para que todos atuem coordenadamente.

E sempre que há um aumento do preço do barril a OPEP nos diz: "(c) não existe". Duvida? Então veja esta notícia.

Moral: você pode aprender Economia, não quer dizer que vai dizer aos outros toda a verdade sobre o funcionamento da mesma no seu setor produtivo...

p.s. a propósito, onde há concorrência, há empresários conspirando contra a mesma. Veja esta notícia, por exemplo. E, claro, não se esqueça, trabalhadores não gostam muito de concorrência. Quando o assunto é sindicato, eles nunca desejam perder o monopólio.

Moral do p.s.: cultura da concorrência não é garantida a priori. Tem-se sempre de educar as pessoas e reforçar a mensagem.