sexta-feira, agosto 27, 2004

Orkut = spam?

Uma das coisas mais interessantes deste tal de Orkut - na minha opinião - é que o mesmo barateou o custo do spam. Mesmo nos grupos do yahoo, o spam é menor. No Orkut, por algum motivo, provavelmente ligado à tecnologia de como se formam os grupos, ficou fácil.

Tenho verificado que os grupos a que pertenço raramente trocam mensagens. Mas sempre existe um sujeito (provavelmente um clone virtual sem o correspondente real que se imagina) que envia aquelas mensagens malucas de spam. Muitas delas são lendas urbanas, outras são xenofobia brasileira pura (adequada em época de eleições, onde o discurso do "Brasil potência" já ganha do da era dos militares) e, um ou outro, é propaganda.

O que me espanta não é que eu veja tanto spam. O que me espanta mesmo é que parece só haver spam.

Ironicamente, a internet facilitou a comunicação entre as pessoas (claro), mas parece que ninguém quer se comunicar muito, exceto para tentar nos vender parafusos, páginas da internet ou qualquer outra coisa.

Por que há mais spam no orkut que no yahoo? (ou é viés de seleção meu?)