domingo, agosto 01, 2004

Por que a diferença?

Quando fiz minha graduação as aulas se iniciavam às 7:30. Eram os tempos da FACE-UFMG. Depois de alguns anos, retomando minha atividade didática, defrontei-me com o início das aulas às 7:00 em uma universidade privada. Qual a razão da diferença?

Alguns colegas meus fizeram a seguinte hipótese: o início às 7:00 se deveria, claro, à maximização de lucros. Tratava-se de dar ao aluno da manhã a chance de ter um horário de almoço para trabalhar à tarde. Para os alunos da noite, contudo, a explicação não se aplicaria. Em caso de dúvida, culpe o trânsito da rush hour.

Durante estas férias, num dia qualquer, conversava sobre isto com minha noiva. Acho que a explicação dela é melhor. Parte-se do princípio de maximização de lucros mas, para ela, a variável de controle tem a ver com a limpeza das salas. Sua hipótese é a de que as universidades privadas, como gostam de seguir o esquema "colégio" de aulas não apenas pela manhã ou noite, mas também durante a tarde, teriam de aproveitar ao máximo os intervalos para uma limpeza mínima das salas.

Quando a ouvi falar disto, pensei: estou realmente noivo de uma economista. Na minha opinião, sua explicação é melhor do que a dos ex-professores dela. Adicionalmente, note que ela consegue explicar os três turnos, ao invés de se limitar apenas a alguma maximização visando apenas alunos do turno da manhã.

Palpites?