terça-feira, agosto 03, 2004

Se alguém ainda acredita que o liberalismo venceu...

Muitas das queixas de "ociólogos" (como diz Elio Gaspari) são relacionadas a uma suposta vitória do liberalismo econômico no final do século XX. Mesmo que David Henderson já tenha mostrado os diversos problemas deste argumento em seu livro "Antiliberalismo 2000" (já citado aqui há algum tempo), ainda há quem insista em acreditar no contrário.

Qual é a verdade, então?

O problema é bem mais complicado como mostra Ana Eiras neste artigo (em pdf). Segundo a analista da The Heritage Foundation, os EUA - supostos campeões do liberalismo - andam perdendo posição no índice de liberdade econômica medido por sua instituição em conjunto com o The Wall Street Journal.

Para saber se o liberalismo econômico tem avançado ou não no mundo, claro, é necessário se observar a posição relativa dos países no ranking além de, claro, do índice para cada país bem como a média global do mesmo.

Ainda assim, é difícil responder à pergunta de se o "liberalismo venceu ou não". Um exemplo simples: o aumento da média dos índices de liberdade nacionais não diz muita coisa. Afinal, o povo do Gabão pode estar morrendo por falta de liberdade econômica, mesmo que a média global aumente.

Os links para índices de liberdade econômica, política e religiosa já estiveram aqui muitas vezes (normalmente por minha culpa), mas hoje tô ocupado. Desta vez faça um esforço e procure por si mesmo. A dica são nossos arquivos de posts antigos.

Mas não se esqueça de ser mais crítico ao ler os desavisados "pensadores sociais" que pensam muito e estudam pouco (não todos, mas...).