domingo, setembro 26, 2004

A boa e velha ética...

Este post de Diogo Costa - Pelo Pecado dos Pais - está bem interessante.

Trechos:O homem possui uma infinidade de desejos. Alguns ele consegue satisfazer por si próprio, outros necessitam da participação de outros indivíduos. Acontece que esses outros indivíduos não estão dispostos a atender às exigências que conflitam com seus desejos próprios. Resta para esse homem o mundo dos sonhos. Não porque nos sonhos a realidade é perfeita, mas porque em nossos sonhos, somos nós que controlamos todo o universo, e o tornamos conforme nosso querer.

É nesse universo sonhado e remodelado que determinados grupos religiosos e ideológicos pretendem viver. Nessa última terça-feira, associações de rastafaris jamaicanos pronunciaram sua intenção de ir até a ONU pedirem à Europa para reparar os danos causados pela escravidão.

(...)

No final da década de 90, o jornal The New York Times noticiou que, em Gana, garotas pré-adolescentes eram escravizadas por sacerdotes para prestarem serviços sexuais como punição aos pecados praticados pelos pais. Quando a mesma menina não mais satisfazia, deveria ser substituída por uma nova virgem da família até que a expiação acabasse. Os sacerdotes defendiam-se dizendo que as punições eram vistas de maneira coletiva, não individual. Não haveria problema, portanto, penalizar alguém pelas faltas de terceiros, desde que fizessem parte da mesma comunidade.

Parece que a visão de justiça desses sacerdotes pedófilos coincide com a dos rastafaris jamaicanos, dos índios e dos negros que exigem que inocentes os indenizem. Punir os filhos pelos pecados dos pais.


Comentários?