terça-feira, setembro 21, 2004

O futuro da imprensa

A blogosfera ameaça a imprensa tradicional? Talvez não muito. Mas é algo que chegou para ficar. O escândalo da CBS - que fez feio no que eu chamaria de "quero ser mentiroso como michael moore" - não é o primeiro. Lembrem-se do conhecido The New York Times (favorito do cronista LFVerissimo) que teve um jornalista demitido, este ano (ou no final do ano passado) por falsificar histórias.

A blogosfera, com toda sua diversidade, apresenta, claro, os que insistem em não se comprometer com as versões dos grandes jornais. O Politsburger, por exemplo, não deixa passar nenhuma das contradições do governo brasileiro atual. O, outrora promissor, Politicus (não me lembro o link agora), tentou ser uma forma de minimizar custos de transação entre eleitores para pressionar políticos. Atualmente, contudo, é um "site" muito silencioso. Enfim, estes são dois exemplos apenas.

A minha impressão é que, nos EUA, este efeito é maior do que aqui mas, com o tempo, é possível que a disseminação do uso da internet nos leve para uma maior competição também neste ramo da economia: a informação.

A conferir.