terça-feira, setembro 21, 2004

O governo dos EUA vai crescer, mas o DGP muda

DGP é o acrônimo de data generating process, um termo comum para quem viveu a revolução econométrica dos anos 80. Basicamente, estou dizendo que o ambiente no qual o governo dos EUA crescerá mudou. Novos condicionantes estarão guiando as mudanças agora. Se um aluno pegasse os dados do PIB dos EUA e tentasse verificar o impacto dos gastos militares, encontraria determinantes que certamente não serão os mesmos daqui para frente, segundo esta notícia.

Aparentemente, os gastos serão menos capital-intensivos a partir de agora. O investimento recairá mais sobre os soldados do que em porta-aviões ou mísseis. Claro que o lobby do complexo industrial militar (que, agora, inclui a Embraer. E aí? Vai ser contra a globalização? Vai? Vai?) produtor de aviões, mísseis, enfim, destes imensos custos fixos que andam patrulhando o mundo, vai contra-atacar.

De qualquer forma, isto me faz pensar na velha explicação do crescimento do governo: a hipótese de cost-disease. Acho que quem estudou Economia do Setor Público já viu o que ela significa. Bem, eis aí uma boa questão para se pensar, pelo menos no que diz respeito ao setor militar do governo.