segunda-feira, setembro 20, 2004

Recomendação

Se eu pudesse recomendar um livro de econometria, eu recomendaria este, de Pindyck & Rubinfeld. Na minha época de aluno de graduação, quando comecei a poder comprar livros importados, creio que foi o segundo que adquiri (o primeiro foi outro manual de econometria de Wonnacott & Wonnacott). O livro não é o primor de sofisticação e nem é a última palavra em técnicas de estimação de VARs.

É o tipo de livro que o aluno que realmente quer aprender, mas dá de frente com a barreira do tecnicismo ("como será que posso aplicar econometria na minha vida?") de alguns livros, pode usar. Os exemplos são ótimos, a exposição da teoria também o é e, se você quer mesmo saber, eu só não indicava este livro antes porque não existia tradução.

Neste blog eu já indiquei vários livros de econometria. Bem, se eu pudesse rever minhas indicações, esta seria o meu livro preferido, seguido do livro-texto de Maddala. Os outros que existem são muito bons (como Judge et alii ou Gujarati), mas nada, na minha opinião, supera o didatismo de Pindyck & Rubinfeld. Pode comprar sem medo. Palavra de professor.