quarta-feira, outubro 27, 2004

Blogs e jornais: democratizando a informação?

O Luís A. Assumpção, um blogeiro gaúcho, publicou um post interessante hoje. Trata-se do: Nadando contra a Maré... Vermelha: NBC desmente o "furo" do NYTimes. ZH irá reportar?

O ponto dele é o seguinte: a Zero Hora publicou uma matéria que se revelou errada. E as implicações são importantes (leia o post dele para ver o porquê).

Como no caso do falso documentário sobre Bush e o Vietnã, mais uma vez são os blogeiros que estão servindo como um saudável contrapeso aos ruídos de informação. Veja, não se trata de saber se Luís é liberal e conservador. Trata-se de que a Zero Hora, segundo o post dele, errou.

Se errou, e informou errado, vai corrigir? Ou ficará por isso mesmo?

A liberdade de imprensa é vital para o funcionamento da democracia (óbvio). Mas, claro, há o incentivo de grupos de interesse para publicarem notícias viesadas. Como se corrige isto? "Competição" é o conceito importante aqui. Ainda me lembro desta lição do bom "O Mito do Fracasso da Democracia" do Don Wittman (Bertrand Brasil editora) que, goste-se ou não, tem um bom ponto: o viés de informação é um incentivo para que, do ponto de vista dos grupos de interesse, surjam os contrapontos....sejam eles pró-X ou anti-X.