quinta-feira, outubro 14, 2004

Boa educação e blog

Houve uma série de problemas nos comentários ao post sobre o texto do sr. Nassif. Como ele veio participar do debate, esperava-se boa educação de todos. Não foi o que aconteceu e foi a primeira vez que tivemos algo assim. Seria bom que não se repetisse.

O sistema de comments que adoto é um sobre o qual não tenho controle (nem sei se tenho login sobre ele, dadas as mudanças de micro e tudo o mais) e, portanto, não posso apagar comentários. Assim, fico numa situação na qual controlo os posts, mas não controlo a opinião de quem visita o blog. Várias vezes tive comentários anônimos (ou sob pseudônimos) dos quais não gostei. Isto não me incomodou muito, mas outras pessoas podem se sentir ofendidas. Não tolero censura, mas isto não é motivo para ser mal educado.

Vou pedir para a pessoa que se auto-denomina "Kricka" faça o favor de, se quiser criticar o texto do sr. Nassif, faça-o, mas sem ofensas pessoais. Difamação, não. Discussão de idéias, sim.

O objetivo do blog não é agredir as pessoas, mas discutir as idéias. Seria bom que todos se lembrassem disto antes de escreverem comentários. Isto é questão de educação, não de regras.

Que isto não se repita seria algo desejável.