terça-feira, outubro 12, 2004

Muito do que é interessante em Economia se faz...na Administração

Ok, vamos botar os pingos nos "i`s". Muito aluno (e professor) de Economia faz piada com o pessoal de Administração. E vice-versa. E é uma estupidez pensar que alunos que fazem prova e passam pela minha matéria não entenderam nada sobre vantagens comparativas.

Se a especialização é boa pois cria valor, porque é que os caras se especializam e ficam se ofendendo? Bem, há picaretas de ambos os lados - e não são poucos - mas eu acho que há muito mais ganhos com a troca do que em "autarquia".

Pois bem. Se você quer uma amostra, veja esta dissertação de mestrado defendida na Administração da minha amada (salve, salve!) USP: Um estudo sobre a demanda por jogos de futebol nos estádios brasileiros.

Óbvio que ela vai ter problemas e tudo o mais (o pessoal da Administração usa uma terminologia meio esquisita como "teoria da demanda" o que parece nos dizer que não há oferta, mas é apenas questão de terminologia), mas é original e interessante.

Não conheço o aluno ou o orientador (a dissertação me foi enviada pelo prof. Afonso, da Escola de Governo da FJP-MG), mas devo dizer: quando um aluno de economia me disser que não sabe o que fazer em sua monografia, após dois meses de aula de TPE, eu vou devolver a piada para ele: "você faz piadinha com o pessoal da Administração, certo? Bem, este aqui usou econometria aplicada a um tema interessante que, inclusive envolve muitos recursos econômicos aplicados. E você quer me dizer que não tem idéia? Quem é o sujeito mal preparado agora? Você ou ele?"