quarta-feira, outubro 06, 2004

Uma forma simples de se medir o nível de confiança interpessoal de uma sociedade

Alguns economistas afirmam que o capital social é importante para o crescimento econômico. O que é capital social é algo que se deve perguntar ao Leo Monasterio. Mas eu tenho uma vaga idéia do que seja isto. E sei que se relaciona com a "confiança". Uma sociedade tem maior capital social se, por exemplo, as trocas comerciais necessitam de menos "enforcement" da lei do que outra sociedade.

E aí vem o problema: como é que se mede confiança? Eu diria que há uma variável simples que ainda não foi utilizada - até onde eu saiba (e eu não sei muito sobre tentativas de se medir isto, então, vamos lá...): o número de anúncios de serviços de detetives privados nos jornais.

Uma justificativa para isto é que a oferta destes serviços cresce por causa de um aumento da demanda. Por exemplo, como neste caso.

E é uma boa medida, por exemplo, em relação ao número de agentes secretos empregados numa ABIN da vida porque esta existe para servir ao Estado em seus objetivos nem sempre voltados para a solução de desconfianças particulares.

Agora, o engraçado é que nunca vi alguém fazer um acompanhamento, digamos, mensal, desta oferta de serviços em jornais. E é algo fácil de se fazer. Fica aí a sugestão para alunos interessados no tema.