quarta-feira, novembro 17, 2004

Bem-estar e comércio internacional

Tem gente que acha que o comércio pode mudar o regime político de um país. Ronald Reagan não pensou assim. De forma inteligente, ele usou a economia para acabar com a ditadura soviética, mas não através de uma proposta como a deste artigo: A World Connected - No More Cuban Embargo.

A idéia, aqui, é que o embargo a Cuba favorece o ditador cubano (o mesmo poderia ser dito de Saddam na era do Oil-for-food, por exemplo).

Agora bem, sabemos que uma autarquia (= um país fechado ao comércio internacional), quando submetida ao mesmo, apresenta ganhos de bem-estar, de forma geral. Mas não é tão claro - como num gráfico - o que deve acontecer com o sistema político de um país.

Uma forma fácil de pensar isto talvez seja imaginar que exista, inicialmente, um sistema de quotas poderoso (uma economia bastante, mas não totalmente, fechada). E o exercício interessante passa a ser o seguinte: como o sistema de quotas pode ser destruído pelo livre-comércio? [dica: identifique consumidores e produtores. Em seguida, observe que os custos de transação políticos de se reunir consumidores é muito maior do que os necessários para acordos entre empresários. Siga em frente. Uma boa resposta, simples e elegante, pode ser um bom início para você entender Escolha Pública].