Humm....
O governo brasileiro vai importar, diretamente da ditadura comunista de Cuba, o método de alfabetização de jovens e adultos que será usado a partir de 2005 no programa Brasil Alfabetizado. O ministro da Educação, Tarso Genro, assinou nesta semana o protocolo de intenções com o governo cubano, e vai comprar material didático da ilha.
A escolha pelo sistema cubano chegou a causar surpresa em técnicos da própria pasta. A doutora em lingüística Lucília Helena do Carmo Garcez, consultora do ministério em programa de incentivo à leitura infantil, avalia que pasta deveria investir em treinamento e o apoio aos professores. “Métodos nós temos todos no Brasil. O próprio MEC desenvolve programas nesse sentido. Temos especialistas renomados. O que falta são condições de trabalho adequadas para os professores.”
Segundo o secretário Ricardo Henriques, o método foi escolhido devido ao seu sucesso, tendo sido aplicado também na Venezuela, Nicarágua e no Haiti. No entanto, Henriques admitiu que não há registro de uso do sistema em países de língua portuguesa. “O que o método cubano tem de especial é que demonstrou muita eficiência em algumas experiências internacionais”. Serão selecionadas para um projeto piloto duas cidades do Piauí.
<< Home