terça-feira, novembro 02, 2004

Por que grupos radicais nem sempre implantam seus ideais revolucionários quando tomam o poder?

Hitler foi eleito e só implantou sua política nazista após um lapso de tempo. Há vários outros exemplos similares. Por que isto acontece? Uma sugestão é a de Tsebellis:

"...as mudanças institucionais podem demorar a ocorrer, e isso cria com freqüência a impressão errônea ou de estabilidade, ou de lenta evolução das instituições. Contudo, o motivo da lentidão na mudança institucional é a incerteza que envolve as instituições políticas, o que as torna semelhantes a investimetnos de longo prazo...". Ao perceberem que o resultado político é desvantajoso para eles, os atores políticos não tentam, necessariamente, modificar de imediato as instituições políticas. Ao contrário, continuam a trabalhar dentro do mesmo quadro institucional, esperando que, na próxima ocasião, condições externas ajam a seu favor. Somente após uma série de fracassos, é provável que a instituição política seja questionada. Mesmo então, porém, leva tempo para que se formem novas coligações políticas em torno de novas soluções institucionais". [Gerge Tsebellis, "Jogos Ocultos, EDUSP, p.106-7]

Ou seja, a turma do "quanto pior, melhor" é racional. Seja ela de esquerda, de direita, de centro, de cima, de baixo, etc.