domingo, novembro 28, 2004

Viva o Estadão!

Finalmente eu abro um jornal - o destino é justo: só poderia ser o excelente "O Estado de São Paulo" - e vejo um gráfico no caderno de Cidades que é feito de forma tecnicamente séria.

Trata-se da matéria "Estatuto faz homicídio cair 5% em SP". Eu sou, pessoalmente, contra esta política mas, em várias ocasiões, ressaltei neste blog que, ao contrário do "oba-oba" de certos jornalistas, é importante que se publique análises sérias a respeito de temas como este.

Você vai dizer: "Cláudio, o que exatamente você quer dizer?"

Bem, o gráfico publicado na matéria não foi feito com desenhos idiotas ou com métodos bizarros. Nada disto. Ao contrário da picaretagem do status quo (presente em muitas matérias, para aumentar a não-inteligência dos leitores), este gráfico mostra uma previsão de homicídios usando o método ARIMA e o de suavização exponencial.

Meus parabéns ao jornalista Marcelo Godoy. Finalmente um gráfico sério sobre uma questão não menos importante. E um gráfico tecnicamente preciso, com análise estatística minimamente decente. Nada de "subiu-desceu-e-isto-deve-ter-a-ver-com-a-substituição-de-importações-mas-eu-ignoro-o-tema-se-você-usar-média-ou-variância". Não senhor. Desta vez o jornalismo respeitou o público. Gente que conhece mais econometria sabe dos problemas de métodos ARIMA mas também sabe que eles são melhores do que gráficos errados ou mesmo a ausência de gráficos.

Recomendo a leitura, claro.