quarta-feira, dezembro 08, 2004

Como os homens brancos acabaram com um inteligente sistema de direitos de propriedade dos índios

Um(a) excelente economista é Deirdre McCloskey. Antes de mudar de sexo (sim, leitor(a), isto mesmo!), ele(a) tinha um livro genial de introdução à microeconomia ou, como acho melhor, "teoria dos preços".

Neste livro há uma questão que, inclusive, eu gosto de citar para alunos. Fala-se da ausência de direito de propriedade privado na sociedade nativa norte-americana e, claro, de como o aumento da densidade demográfica gerou o surgimento do mesmo.

A afirmação é correta, mas pode ser confusa se você não leva em conta o tempo (quando, afinal, esta densidade aumentou?) e também o fato de que em algumas regiões a densidade já poderia ser alta para os índios, levando-os a disputar recursos naturais necessários à sua sobrevivência.

Neste semestre, os calouros do IBMEC-MG, sob minhas instruções, apresentaram ótimos trabalhos relacionando direitos de propriedade, meio-ambiente e custos de transação, um tema muito ao meu gosto, claro.

E, sabe como é, feriado é dia em que a gente faz de tudo um pouco. Resolvi fazer uma leitura rápida de um texto de Robert Higgs sobre a pesca de salmões dos indígenas americanos. Qual não foi minha surpresa quando descobri que os indígenas tinham um sistema de direitos de propriedade que foi destruído pelo homem branco e seu governo...

O mais legal é que Higgs escreve muito bem, aliando de forma elegante a teoria econômica e a prática. E, se você quiser ver uma extensão do seu trabalho, informal, consulte este texto.

Nada como um feriado bem aproveitado.
p.s. pena que nenhum aluno meu me disse se gostou ou não do trabalho deste semestre. Mas eu tive ótimas apresentações. Se eles tiverem aprendido algumas relações básicas de economia, já estou feliz...