domingo, janeiro 23, 2005

Economia de mercado? Onde? (Parte I)

Um dos conceitos mais vagos que se usa por aí é o de "economia de mercado". A falta de boa (boa quer dizer "precisa") definição do que seja isto leva muita gente a falar bobagens e muito jornalista a escrever besteira.

Dizem por aí que a China é uma economia de mercado. No entanto, uma economia de mercado com pirataria não é uma economia de mercado. Pelo menos na definição do termo.

Por que?

Bem, aí vem a questão. Se você fizer uma busca no google por "market economy" (sorry, pals, brasileiros são pouco acostumados a colocarem aulas de economia online...eu mesmo já fui pioneiro nisto...), encontrará diversas definições. Por exemplo, há esta ou esta outra. Mas ambas não esclarecem muito sobre como ficaria a pirataria nesta história. Dizer que é um sistema que se baseia na troca voluntária de pessoas não exclui um camelô voluntariamente vendendo um produto pirateado para você.

Então, o que é uma economia de mercado? No próximo post, pretendo fazer um pouco mais por nosso conhecimento. Pretendo esclarecer o significado disto. Não é um objetivo hercúleo. Não vou colonizar a Lua ou Titan. Quero apenas entender melhor um conceito e explicá-lo.

Aguardem.