segunda-feira, fevereiro 21, 2005

Jornalismo e mídia


Fonte: www.coxandforkum.com

A imprensa "mainstream", no Brasil, é tão forte quanto nos EUA. E também tem suas exceções que (ainda) me reconfortam perante as bobagens que tenho de ler. E haja bobagem. Falo apenas pela minha área, a Economia.

Neste sentido, o aparecimento dos blogs deixou muito jornalistas pop com tremedeira. A primeira tentativa foi desqualificá-los como algo amadorístico e tal. É verdade que, assim como no jornalismo econômico, há muita coisa boa e muita coisa ruim, mas não é correto desqualificar os blogs assim. Há blogs que realmente não acrescentam muita coisa e há os que se destinam a outros públicos. Pode-se mesmo imaginar que o equivalente de "Caras" são os fotologs (de onde um famoso jornal pôde, finalmente, encontrar as fotos do evento máximo dos últimos meses: o uso de um avião da FAB para fins particulares por parte da família do presidente).

A imprensa mainstream brasileira, entretanto, ainda sofre de falta de objetividade. Não que a norte-americana não sofra. Sofre sim. Mas a minha impressão é que os blogs, aqui, ainda não apresentam uma quantidade de massa crítica suficiente para surtir o mesmo efeito que os irmãos dos EUA. Reflexo de nosso menor nível de capital humano? Possivelmente.

E aí eu fico pensando: dar computadores mais baratos e acesso a internet melhora o capital humano ou investir em capital humano melhora o acesso a internet? Minha impressão é que cada movimento te prende num círculo vicioso mas apenas o último te deixa num "bom" círculo vicioso (portanto, um círculo virtuoso). Por que? Porque no último você aprende a distinguir entre a informação objetiva e não-objetiva antes de ter acesso à internet.

Palpites?