quinta-feira, abril 14, 2005

Agora é oficial: quem gosta de Chavez é proto-ditador (Instituições importam - somente? - para dummies - ?)

As notícias da Venezuela não deixam mais margens para dúvidas. Se o povo do Forum Social Mundial - ex-teólogos inclusos - expressaram sua admiração quase irracional por Chavez, é hora de vir a público dizerem o que pensam dos últimos acontecimentos.

Um outro mundo é possível, mas o preço são vidas humanas. Mas o que são alguns milhões hoje quando muito mais serão salvos por um governo forte e popular? Clique no trecho para ler o texto inteiro.

Trecho: A concepção, claro, está errada. Numa democracia, um governo é eleito pela maioria para zelar pela ordem institucional. Elegemos a pessoa (ou o partido) que julgamos mais capaz de fazer esse gerenciamento. E as mudanças só podem se operar segundo regras previamente estabelecidas nessa própria ordem institucional, cláusulas pétreas — e todas as constituições democráticas do mundo têm as suas, com nomes diversos — que nem a maioria esmagadora muda. Revoluções, claro, sustam o processo. Mas Chávez não fez a sua. Ele vai é golpeando o modelo aos poucos. Lá vem fúria, mas escrevo: sim, o PT tentou e tenta fazer isso por aqui. Até agora, tem dado com os burros n’água. Minha hipótese, que acho quente, é a de que vai deixar a revelação de sua natureza — ou a recuperação dela — para um eventual segundo mandato.