terça-feira, junho 07, 2005

CAFTA

A concorrência chinesa tem projetado uma sombra ameaçadora sobre as perspectivas de alguns industriais brasileiros. Ler cadernos de economia, nos últimos tempos, tem sido um exercício interessante: ora você vê empresários reclamando da concorrência a custos menores, ora os mesmos empresários adotam a estratégia arriscada de importar produtos chineses, trocar as etiquetas e vendê-los no mercado nacional. A ameaça chinesa, acredito, dificilmente suplantará o vigor da economia dos EUA. Falava-se do Japão e da Alemanha como possíveis substitutos da economia dos EUA, ameaça que não se materializou já há 30 anos.

Contudo, é fato que a China ocupará um papel mais importante nos mercados mundiais no curto prazo. Tanto é assim que governos da América Central - El Salvador, Guatemala, Honduras e República Dominicana - pressionados por seus eleitores temerosos do poder das indústrias têxteis chinesas, já ratificaram o CAFTA (Central America Free Trade Area) com os EUA. A importância deste acordo é notável quando se lembra que, após o México, o maior mercado de produtos exportados dos EUA é a América Central e não, por exemplo, o Brasil, como pensam alguns. Isto, aliás, explica a falta de preocupação da administração Bush com os ocasionais espasmos nacionalistas oriundos de Brasília. Neste aspecto somos, sim, "um rato que ruge"...

A visão "bolivariana" (novo nome para o velho discurso do "imperialismo norte-americano") não percebe que não existe "imposição do CAFTA por parte dos EUA". Os "EUA" são uma complexa rede de políticos, burocratas e eleitores sendo que, estes últimos, não são unânimes quanto aos benefícios do CAFTA. E os opositores norte-americanos do CAFTA vão desde os produtores norte-americanos de açúcar, sindicatos de trabalhadores, a indústria têxtil dos EUA, ambientalistas até ativistas de direitos humanos. Como se vê, não é muito diferente do que assistimos no Brasil: interesses econômicos e paixão ideológica buscam sempre tirar vantagens em momentos de mudança. Entretanto, sabemos que países com maior liberdade de comércio costumam apresentar, em média, bom desempenho econômico. Então, o CAFTA trará mais benefícios do que custos para seus membros? Uma pergunta destas só tem resposta positiva ou negativa na boca de políticos. Mas pode-se arriscar uma resposta: "Não tenha medo de ser feliz. Após anos de regimes pouco afeitos ao livre comércio, talvez agora um outro mundo seja possível para os países da América Central".