quarta-feira, junho 15, 2005

Imprensa

Em um dos posts abaixo, citei um famoso escritor que reclamava da qualidade da imprensa brasileira. Dizia que a mesma era muito "pró-globalização". Honestamente, não sei de onde ele tirou isto.

Mas, preferências à parte, já diversas vezes tive a oportunidade de dizer que imprensa livre não necessariamente gera maior crescimento econômico. Existem análises "econômicas" na imprensa nacional que dão nojo de tão ruins.

Será que a qualidade da imprensa importa? Provavelmente sim, mas não da forma como queria o cronista. Talvez o que seja mais interessante na imprensa seja seu papel investigativo. Nesta semana, a imprensa brasileira prestou enorme serviço à estabilidade democrática, trazendo as mais diversas análises sobre a crise da corrupção (ou da honestidade...) no governo federal. Ao mesmo tempo, nos EUA, notícias sobre o debate acerca do uso de Guantánamo são fartamente noticiadas na internet.

Não tem "Conselho Federal de Jornalismo" censurando, não tem unanimidade nos blogs, etc. Já na China, menina dos olhos de muito s "intelectuais" (entre aspas mesmo, e também sem aspas, para alguns...) brasileiros, a palavra democracia sai tão caro para a Microsoft que...bem, vocês leram as notícias esta semana.

Mas será que a imprensa é de boa "qualidade" em todos os países desenvolvidos? A notícia abaixo me faz pensar que não. E é interessante. Divirta-se.

Japanese TV journalism gets a celebrity makeover