sábado, julho 02, 2005

Espertinho ele, não?

Todo aluno de economia brasileiro já foi exposto a uma correlação que, embora não seja perfeita (1,00) é muito alta (eu diria uns 0,95): a de que todo economista d'esquerda é também heterodoxo sendo que, neste último caso, nenhuma menção é feita aos heterodoxos austríacos como Mises e Hayek. Claro, o de direita é o ortodoxo que engloba um vasto grupo de pessoas, desde qualquer um que saiba desenhar gráficos e resolver equações de segundo grau até os monetaristas e, não se espantem, os novo-keynesianos.

Pois bem. Nesta dicotomia tola, uma das baixas é a microeconomia, tida como falsa, tosca, superficial ou pitoresca porque, dentre outros motivos, não se baseia na teoria do valor trabalho. Digo que é uma baixa porque a microeconomia é, sim, a melhor área da economia para se estudar incentivos.

Mas, pelo bem ou pelo mal, economistas que dizem estas loucuras nem sempre têm a influência que desejam ter. Meu exemplo típico é a composição do Banco Central no governo atual.

Agora, outro exemplo, muito melhor, é o que se segue, do prefeito de Itaboraí. O cara é do PT mas tem um comportamento totalmente alinhado com o que dizem os livros-textos de economia.

Aliás, para os auto-proclamados heterodoxos mais raivosos, ou seja, os que se enquadram direitinho em um dos rótulos da dicotomia que adoram difundir, recomenda-se começar com algo mais simples como o "Introdução à Economia" de N.G. Mankiw, sem preconceitos por ele ter trabalhado um bom tempo na administração Bush.

Aí vai a notícia.

Prefeito petista de Itaboraí (RJ) recebe R$ 33 mil de salário

13h35 - Quem te viu e quem te vê! O repórter Sérgio Torres, da Folha, revela na edição desta sexta a incrível esperteza do prefeito petista de Itaboraí, município a 40 km do Rio. Sua Exca., o prefeito Cosme José Salles (PT), recebeu salário de R$ 33 mil em abril e maio passados. Motivo: simplesmente aprovou uma lei na Câmara Municipal fixando o salário dele em 0,5% da arrecadação do município. Vale para ele e para o vice- prefeito, Álvaro Reboredo, do nanico PSDC, que recebe dois terços do seu salário. Socialismo é isso!