terça-feira, agosto 02, 2005

A mídia, como sempre

Este contraste é bacana. O Globo versus Invertia.

1. Trecho do "O Globo":

Secretário do Tesouro dos EUA elogia instituições brasileiras e afirma que crise não afeta economia

Martha Beck - O Globo - Globo Online - GloboNews TV - Agências Internacionais

BRASÍLIA - O secretário do Tesouro Americano, John Snow, fez elogios nesta segunda-feira à economia brasileira e disse que os investidores estão dando um voto de confiança ao país. Snow afirmou que se reuniu com investidores de capital de risco e disse que ouviu deles que a economia brasileira está superando suas dificuldades.

- Nas minhas conversas, ficou clara a visão que eles (investidores) têm da economia brasileira. Eles estão dando um voto de confiança - disse o secretário.

Snow disse ainda que o mercado financeiro está "tirando de letra" a crise política. Segundo ele, uma prova disso é o fato de os mercados acionário, cambial e de juros estarem reagindo bem. O que reitera o argumento de que o importante é o Brasil ter uma política macroeconômnica forte.

Snow se reuniu no início da tarde com o ministro da Fazenda, Antonio Palocci. Segundo o secretário, Palocci deu uma boa visão da economia brasileira e ressaltou que a questão crucial agora é manter as conquistas que já foram feitas. Entre os pontos citados por Palocci como positivos estão a nova Lei de Falências e reformas como a que está sendo feita no setor de resseguros.

Snow também se reuniu com o presidente do Banco Central, Henrique Meirelles. Segundo ele, tanto Meirelles quanto Palocci ressaltaram que o importante é saber que a economia brasileira está crescendo e gerando empregos, mesmo com uma taxa de juros elevada.


2. Trecho do Invertia:

Em entrevista ao jornal Valor Econômico, Snow afirmou que pretende discutir com Palocci e Meirelles as razões para se manter os juros num nível que classifica como "intrigante".

"A taxa de juros real é bastante alta. Isso tem efeitos claros e previsíveis sobre os investimentos", afirmou Snow, que se disse surpreso com o fato da economia ir bem mesmo com as taxas. "As exportações continuam muito fortes", diz.

Snow criticou também a burocracia brasileira na criação de empresas. "Fico impressionado pelo fato de que aqui são necessários em média 152 dias para regularizar uma empresa, algo que leva cerca de duas semanas nos EUA. Isso reduz a velocidade de crescimento na geração de empregos", afirmou.


De qual versão você gosta mais? :-)