sexta-feira, agosto 01, 2003

Já estivemos pior nos últimos 103 anos?

Year-by-year Death Toll


Fonte: http://users.erols.com/mwhite28/war-1900.htm
...e uma resposta a Stiglitz

Gostaria de ver o paper, mas o abstract está aqui. Basicamente, embora a teoria diga que pode haver manipulação em mercados como o proposto para terrorismo, os dados não corroboram a tese.

Agora, claro, a questão é bem complicada....uau! :-)
Uma opinião (séria) contra o mercado futuro do terrorismo

Acho que é só se registrar no LATimes antes....mas vale a pena. É do Stiglitz que é Nobel, embora muitas vezes misture excessivamente posições normativas com positivas (o mesmo defeito de Paul Krugman).

Terrorism: There's No Futures in It

quinta-feira, julho 31, 2003

Ainda o mercado futuro de atos terroristas

Enjoy!

Wired News: The Case for Terrorism Futures

terça-feira, julho 29, 2003

Saudades?

Meu primeiro post vai para aqueles já saudosistas....Se alguém já sente saudades de FHC, nosso caro ex-Presidente poderá ser encontrado a partir deste semestre como "professor-at-large" at Brown University. Só não sei se ele sente saudades nossas...?!

Curiosos procurem aqui
Mais uma

Enviada pelo fujão do meu irmão...

Pentágono vai lançar site de apostas em atentados - Terra - Terrorismo nos EUA


Lamentavelmente, alguns não superaram sua desinformação sobre o tema...
Genial, mas polêmico

Genial, mas polêmica a idéia. Sem fazer julgamentos de valor, achei muito interessante. Leia mais no link abaixo!

Yahoo! News - Pentagon Cancels Terrorism Betting Plan

UPDATE: E não é que o autor da idéia é minha leitura favorita, Robin Hanson? Mas parece que estão bombardeando o cara. Mesmo assim, gostei da idéia.

Mais outro link sobre o tema.

UPDATE, UPDATE: Mais um bom estudo sobre o assunto aqui, em pdf.
Entendendo a Economia Política das Reformas

Outro bom exemplo de artigo não-técnico, mas bem escrito e, na minha opinião, correto.

Reformas e grandes fortunas - Jorge Vianna Monteiro
Conflito, colonialismo, violência...e, claro, Economia

Análise simples, precisa e não tão cheia de novidades (mas bem concatenada) do conflito Israel-Palestina pelo ótimo economista Herschel Grossman.

segunda-feira, julho 28, 2003

Direitos de Propriedade e a California do Zorro

Nos tempos da corrida do ouro (ok, acho que depois do Zorro...), havia uma indefinição sobre os direitos de propriedade certo? Certo. Bem, então como os caras faziam para determinar a lei?

Num estudo seminal (Theory of Property Rights With Applications to the California Gold Rush), John Umbeck mostrou que estas instituições foram construídas pelos mineiros de uma forma espontânea (um outro bom estudo sobre o tema é Order without Law, de Robert Ellickson.

Bem, apesar da pressa que muitos leitores podem ter para tirar conclusões, as conclusões dos autores ainda enfrenta controvérsias. Como na Física, a Economia também tem mudanças de paradigmas quando novos dados (ou interpretações consensualmente convincentes entre os economistas "sérios") aparecem. Um exemplo é este recentíssimo texto para discussão de Clay & Wright na boa escola de Economia da California: Stanford University.

Bom tema, heim?
O petróleo é nosso

Lembra da minha discussão sobre instituições e o Iraque? Bem, um resumo dela está aqui. Além disso, o Banco Mundial está com um belo conjunto de artigos, um dos quais em inglês, de um professor de Economia da Universidade do Cairo. Ele, tal como eu, pensa no mesmo problema. E, tal como eu fiz, deixou seu artigo em formato Acrobat. :-)

Leia-o aqui.

domingo, julho 27, 2003

Gol contra?

Economia dos Esportes ainda não é popular na academia brasileira. E, creio, isto pode ser causado pela falta de dados estatísticos (isto sempre me lembra o alerta do prof. Alberto Oliva: se o Brasil é um país realmente influenciado pelo positivismo, cadê os dados??).

Mas, se você quiser ler um bocado de artigos sobre o tema, com Arsenal e tudo, vá até o site britânico do IEA e esbalde-se! :-)

The Economics of Sport: A Symposium - 07 May 2002 - Dr. Robert Simmons, Professor J. R. Shackleton, Dr. Stefan Szymanski, Dr. Samuel Cameron, Dr. Cento Veljanovski, Professor Peter Sloane, Nigel Hawkins
(G - T) =....onde está o erro do governo (III)

Aumento da carga tributária estrangula a economia
Mais um post para meu irmão

Ele continua ralando a beça e fugindo daqui, mas, oportuno conjunto de matérias para ele no Estadão de hoje!