quarta-feira, dezembro 10, 2003

Liberais são altruístas também

Recebi esta hoje e fiquei muito feliz.

BIBLIOTECA ABERTA

O Instituto Liberal do RS está implantando o projeto “Biblioteca Aberta – Literatura para as Sociedades Abertas do RS”, que beneficiará 80 bibliotecas públicas do estado. Segundo Ricardo Ranzolin, presidente da entidade, serão doadas coleções de 150 obras clássicas de história e filosofia. Ao todo vão ser contempladas 25 bibliotecas universitárias,
10 comunitárias e 45 municipais e estaduais.
Mais vale um frango brasileiro exportado na Síria do que uma eleição democrática no paraíso de Assad: "o Brasil que exporta, alimentando a ditadura que não se importa"

Coisas que devem incomodar muita gente:

1. Qual o custo e qual é o benefício de se fazer um discurso na Liga Árabe sem pedir mais democracia no Oriente Médio?

2. Como a resposta politicamente correta - do ponto de vista do governo - à questão anterior deve domar a lógica para se compatibilizar com o discurso comum (e mais comum em 2002, durante a campanha eleitoral) de ética na política?

Meu palpite: o cálculo econômico dos diplomatas está correto. Vale mais um frango exportado do que um opositor livre na Líbia...para o governo brasileiro. Revoltante? Talvez. Mas há sempre aquele argumento de que dar mercados gera maior retorno do que dar democracia, pelo menos no curto prazo. Será este dilema algo empiricamente testável?
Males do monopólio

O serviço do Velox é um exemplo de problemas de monopólio.

Eis uma questão que me intriga: quem é capaz de dizer o quão eficiente é o sistema de telemarketing destas empresas? Existem indicadores de desempenho deste pessoal? Ou é tudo feito de forma amadora?

Em poucas palavras: problemas de agência na ordem do dia e, claro, outra coisa é achar um aluno que queira pensar nestes problemas e fazer uma monografia bacana.

Apenas divagando....

segunda-feira, dezembro 08, 2003

Minha palestra, em Pelotas

A Sra. Margaret Tse (IEE e IL-RS) disponibilizou minha apresentação em Power Point na página do IL-RS. Se você for até lá, olhe o menu lateral e procure o item "Informativo". Você pode clicar e fazer o download da mesma.

Para livre uso dos que acreditam na liberdade (e para os que não acreditam também).

Obrigado ao Leonardo Monasterio, Davi, Rodrigo, Igor (e as meninas, com as quais infelizmente não conversei antes da apresentação) pelo convite para a palestra sobre um tema polêmico, notadamente no RS.

Obrigado à Margaret pelo convite para que eu pudesse divulgar minha apresentação.
Fotos dos eventos

Faltam várias pessoas como, por exemplo, Alexandre e Melody que me aturaram durante uns três dias em sua casa (valeu mesmo!). Entretanto, aí vai um breve resumo de como foi a defesa e quem são os meus amigos malucos.

Shikida is Ph.D. now