sexta-feira, março 18, 2005

Por que o CMN não deve mudar - for dummies

Exemplos (que eu diria) quase irrefutáveis

1. O malvado Antônio Ermírio (ou a malvada CVRD, tanto faz) gera efeitos fortíssimos na economia quando espirra e aumenta o preço. Logo, pelo raciocínio do clubão "um outro CMN é possível", deveria haver um CAE (Conselho Antônio Ermírio) para examinar TODAS as suas decisões antes de implementá-las. (alguns perguntariam: põe também uma censura de 48 horas?).

2. Um grupo de brasileiros causa imensa emoção - até suicídio, ocasionalmente - no país. São os jogadores da seleção brasileira. Causam uma externalidade imensa (eu, heim!? Mas muita gente usa o conceito de maneira meio solta...vamos lá...) no povo brasileiro. Logo, pelo raciocínio da gang "por um CMN democrático e não-excludente", deveria haver não um técnico, mas sim um CSB (Comitê da Seleção Brasileira) para examinar todas as estratégias antes do jogo (que começa em 5 minutos).

3. Um sindicato como a CUT causa imensos estragos quando o seu presidente espirra e resolve promover greves no país. Ora, bolas, porque é que economistas neoclássicos - que entendem bem de economia - não deveriam fazer parte de um CCUT (Comitê da CUT) que examinaria todas as decisões deste povo antes dos mesmos deixarem pobres a pé (sem ônibus) ou sem serviços de saúde (ou mesmo aposentados sem acesso a bancos)?

Tá bom ou quer mais?

No fundo é um problema de direitos de propriedade. O argumento tá na minha cabeça. Algum leitor tenta elaborar o ponto? Dica: o valor da moeda é um bem público?

quarta-feira, março 16, 2005

Economia Política do Empréstimo Consignado

Palavras de Reinaldo Azevedo no Primeira Leitura (o site), há alguns meses eram mais ou menos assim: "empréstimo consignado favorece a base eleitoral do partido do presidente Lula". Isto porque o cara tem de ser sindicalizado para usufruir do mesmo.

Pois bem. O contra-argumento seria o de que o empréstimo seria uma opção barata ao "pobre" trabalhador, certo? Certo. Mas os dados não mostram suporte ao contra-argumento, pelo menos segundo se lê neste artigo.

Tampouco comprova a tese do Reinaldo. Mas, cá para nós, é de fazer pensar...

segunda-feira, março 14, 2005

Senso comum x ciência

O ponto central deste artigo é bacana: muito do senso comum vem de experiências geneticamente acumuladas ao longo de milhares de anos. Logo, nem sempre é bom descartá-lo.

Mas leia você mesmo (principalmente se tiver filhos): TCS: Tech Central Station - The Science Behind Common Sense

domingo, março 13, 2005

Humor

O fato de não termos frequentes piadas como esta em jornais brasileiros seria um sintoma de que o governo é grande demais ou pequeno demais? Ou estou enganado?


Fonte: Ucomics.