sexta-feira, agosto 05, 2005

E brasileiro é estranho (off-topic, mas estranho demais para não comentar)

Você entra no orkut e vê isto. Aí você pensa: "puxa, cara legal, mas por que tanta briga"?

Aí o Kenji me manda o link para a notícia (aqui).

Eu leio, penso, penso e não consigo entender: não há defesa para isto. E não me refiro ao vocabulário "xuxa" dos defensores do moço (paxo, pexoas, axando, etc).

Mas, vem cá, sou brasileiro, né? Não desisto nunca....

quinta-feira, agosto 04, 2005

Sou ocidental sim, e daí?

Já estava com vontade de dizer isto há tempos. Cansei. Não acho muito agradável viver ouvindo ameaças de fanáticos bobos.

O sr. Zawahiri se divertiu destruindo budas milenares no Afeganistão. Se tivesse nascido em eras passadas, provavelmente faria campanha terrorista contra budistas. Ora, vá plantar batatas, meu caro. E vá ameaçar sua porquinha de estimação.

Haja saco...
Crônicas de um cronista privado

O que o trecho do artigo abaixo de Alberto Oliva diz é verdade. Eu acompanhei os artigos do cronista (que frequentemente tropeça feio quando fala de economia) nos jornais na era FHC e na era Lula. Basta verificar os artigos.

Luiz Fernando Veríssimo é exemplo emblemático de escritor valoroso que perdeu a verve, que alienou a pena para não ter de se posicionar com a mesma veemência de antanho contra o espetáculo deprimente da corrupção sistêmica. Quando FHC era presidente tivemos que ler dezenas de artigos em que desancava o supremo mandatário por ter se tornado servil ao neoliberalismo, por colocar em prática uma política econômica desumana, e pelos pecados morais. Com a chegada do PT ao poder, o competente escritor não voltou a denunciar o neoliberalismo da política econômica. É claro que ele não acredita que Lula tenha dado uma guinada na macroeconomia e nem que a corrupção é parte da herança maldita. Mas, sendo assim, choca ver que sua contundência crítica se apagou premida por imperativos ideológicos.
O país não está em crise: é tudo coisa das elites

Pois é. Enquanto isto, até gente neutra já se espanta como no post abaixo.

Blog do Spyk: Chefe de departamento do BC compara esquema Valério a PC Farias

Agora, o engraçado mesmo é saber a causa de diferença entre agendas. Parece coisa de foto soviética com e sem Trotsky...

Site da Casa Civil e agenda

terça-feira, agosto 02, 2005

A mídia, como sempre

Este contraste é bacana. O Globo versus Invertia.

1. Trecho do "O Globo":

Secretário do Tesouro dos EUA elogia instituições brasileiras e afirma que crise não afeta economia

Martha Beck - O Globo - Globo Online - GloboNews TV - Agências Internacionais

BRASÍLIA - O secretário do Tesouro Americano, John Snow, fez elogios nesta segunda-feira à economia brasileira e disse que os investidores estão dando um voto de confiança ao país. Snow afirmou que se reuniu com investidores de capital de risco e disse que ouviu deles que a economia brasileira está superando suas dificuldades.

- Nas minhas conversas, ficou clara a visão que eles (investidores) têm da economia brasileira. Eles estão dando um voto de confiança - disse o secretário.

Snow disse ainda que o mercado financeiro está "tirando de letra" a crise política. Segundo ele, uma prova disso é o fato de os mercados acionário, cambial e de juros estarem reagindo bem. O que reitera o argumento de que o importante é o Brasil ter uma política macroeconômnica forte.

Snow se reuniu no início da tarde com o ministro da Fazenda, Antonio Palocci. Segundo o secretário, Palocci deu uma boa visão da economia brasileira e ressaltou que a questão crucial agora é manter as conquistas que já foram feitas. Entre os pontos citados por Palocci como positivos estão a nova Lei de Falências e reformas como a que está sendo feita no setor de resseguros.

Snow também se reuniu com o presidente do Banco Central, Henrique Meirelles. Segundo ele, tanto Meirelles quanto Palocci ressaltaram que o importante é saber que a economia brasileira está crescendo e gerando empregos, mesmo com uma taxa de juros elevada.


2. Trecho do Invertia:

Em entrevista ao jornal Valor Econômico, Snow afirmou que pretende discutir com Palocci e Meirelles as razões para se manter os juros num nível que classifica como "intrigante".

"A taxa de juros real é bastante alta. Isso tem efeitos claros e previsíveis sobre os investimentos", afirmou Snow, que se disse surpreso com o fato da economia ir bem mesmo com as taxas. "As exportações continuam muito fortes", diz.

Snow criticou também a burocracia brasileira na criação de empresas. "Fico impressionado pelo fato de que aqui são necessários em média 152 dias para regularizar uma empresa, algo que leva cerca de duas semanas nos EUA. Isso reduz a velocidade de crescimento na geração de empregos", afirmou.


De qual versão você gosta mais? :-)
Crise política - antecedentes

O fundador do PT, César Benjamin, deve ter causado tremores com esta entrevista.

Caramba!
Perguntinha chata

Fato: Polícia investiga morte de turista italiano no Ceará

Perguntinha chata: Vai ter indenização? Protestos na porta da sede da PF ou do Ministério da Justiça?

Lula é neoliberal? Sim. Liberal? Não.

Lula é neoliberal, mas isto não diz muito - O Tempo - MG
Salvando (mesmo) a África

Eis um exemplo bacana de ajuda.

domingo, julho 31, 2005

A estranha mídia

Tá bom. Eu fico feliz com o resultado das exportações. Agora, vejam a manchete: Mesmo sem Alca, superávit comercial do Brasil com EUA cresce 200%

Por que "Mesmo sem Alca"? Temos várias opções:

1. Mesmo com crise
2. Mesmo com corrupção saindo das cuecas
3. Mesmo com o atentado em Londres
4. Mesmo sem enjaularmos Bin Laden
5. Mesmo com a derrota do Galo
6. Mesmo sem cabelo na careca do Marcos Valério
etc

Então, eu pergunto, qual a necessidade deste pedaço da manchete? Um recado? Uma provocação? Uma discussão secreta entre quem a divulga e Donald Rumsfeld? Um recado a Castro de que os EUA devem nos invadir por causa disto na semana em que Jefferson e Dirceu vão ter conversar (como faziam há algum tempo, em tom bem mais amigável)?

Eu, heim!