sexta-feira, janeiro 23, 2004

Outro bom post!

Novamente, o mercado de órgãos para transplantes.

Marginal Revolution: The organ shortage is worse than you think
Isso é interessante

Pode um sujeito trabalhando com open source, de forma absolutamente aleatória, chegar a um visual igual ao do maior concorrente privado?

Isto é engraçado, principalmente para os mais fanáticos defensores do Linux. Leia toda a matéria no link abaixo.

Wired News: Linux Takes on the Windows Look

quinta-feira, janeiro 22, 2004

Ainda o grande Og

Clique no link para ler o resto do artigo.
O BRASIL E OS BRASILEIROS
por Alberto Oliva, filósofo
em 21/01/2004

(Parte 1)
Para Og Leme (in memoriam)

Até as conversas informais mostram que nós brasileiros temos o costume – ou o vício – de falar do Brasil como se não fôssemos os principais responsáveis por seus defeitos. Falamos do País como se fosse o produto de misteriosas forças cósmicas, instáveis correntes marítimas ou dos humores aleatórios dos ventos. Quando mais politizados, culpamos a globalização e o neoliberalismo pela inviabilização do Paraíso Tropical. O que não varia é a forma sorrateira com que nos colocamos fora dos problemas. Fazemos, por exemplo, sérias restrições ao déficit de ética na coletividade sem assumirmos o quanto cada um – individualmente – contribui para isso. No fundo, damos vida própria ao Todo, consideramos seus deméritos como a ele intrínsecos, como se a sociedade se reproduzisse sem o concurso das ações de cada um de nós. Por meio de um claro mecanismo de alienação promovemos a separação de nossas ações do Todo ao qual pertencemos. Isso explica por que no Brasil a carência geral de ética convive com o discurso moralista; por que a indignação individual com a assustadora freqüência com que os deslizes morais ocorrem nas esquinas ensolaradas e nos porões escuros da vida nacional não se traduz em melhoria dos níveis éticos gerais. O fato de as partes se apartarem de modo artificial do Todo ajuda a compreender por que, a despeito de ser geral o desconforto com a difundida falta de ética, o mau comportamento está disseminado.

quarta-feira, janeiro 21, 2004

Desorganizando em prol do futuro

Esta simples peça de "economia para leigos" é bem interessante se você, leitor, pensar em explicar o funcionamento do mercado em sala de aula. Para você também, aluno, esta é uma boa leitura.

A questão colocada nele, contudo, é realmente intrigante: será que preferimos aplicar em fundos managed ou indexed? Isto é, será que esta pergunta faz sentido? Ou nossa medida de aversão a risco está, já, explícita no portfolio de ações que temos? Cá para nós,acho que esta é uma boa proxy de nossos temores quando o papo é mercado financeiro...

BW Online | January 20, 2004 | The Bagel and the Index Fund

segunda-feira, janeiro 19, 2004

Maluquices

Estava lá no Marginal Revolutions (link fixo aí ao lado), mas não resisti a citar o link aqui. Se o dólar estivesse mais favorável, eu já havia comprado este livro.

Com certeza.

Amazon.com: Books: The Mathematics of Marriage: Dynamic Nonlinear Models