sexta-feira, março 05, 2004

Um Estudo sobre o velho tradeoff da manteiga e do canhão

A gente sempre dá este exemplo em sala de aula: existe um custo de oportunidade de se trocar manteiga por canhão, blahblahblah.

Pois é. Existe mesmo. E, claro, para quem é brasileiro, isso parece, às vezes, meio distante. Mas, e se você fosse um vizinho nosso? Um nicaraguense, por exemplo.

O texto que está, em PDF, neste link, é pouco satisfatório em termos de custos e benefícios desta transição.

E possui uma curiosa afirmação: a de que haveria uma certa assimetria entre líderes civis e não-civis no encaminhar da "manteiguização" (ou "descanhãozação",....credo!) da Nicarágua.

Bom para ler, mas com muito espírito crítico...
Vantagens comparativas (para alunos com bom dote de imaginação e mente aberta e, eventualmente, para outros leitores)

Não vou falar nada. Basta dar uma olhada no abstract para ver que há muito mais aplicações de vantagens comparativas do que (não) imagina o aluno (que ainda não leu a matéria, aposto!).

Title: Reconsidering Performance at the Summer Olympics and Revealed Comparative Advantage
Author(s): MOONJOONG TCHA ; VITALY PERSHIN
Source: Journal of Sports Economics Volume: 4 Number: 3 Page: 216 -- 239
DOI: 10.1177/1527002503251636
Publisher: SAGE Publications
Abstract: This article examines the performance of the participating countries at the Summer Olympic Games. It investigates each country's performance and attempts to identify the determinants of this performance in each sport, and also examines other issues related to specialization at these games, using the concept of revealed comparative advantage (RCA) developed in the field of international economics. Each country's RCA is explained by geographical, biological, and economic variables of the participating countries. Most previous studies investigated the correlation between total/per capita performance and a wide range of variables using a range of methods the authors' consider inappropriate. A few studies employed more appropriate censoring methods; however, they did not consider heteroscedasticity or nonnormality in their regressions that could make the estimates inconsistent. In addition, RCA and specialization in the Olympics has never been analyzed. The analyses present the determinants of each country's specialization in sports and the patterns of RCA, which are substantially different from those obtained when analyzing total and per capita performance. The authors found that high-income countries specialize less; in other words, they win medals in a more diversified range of sports, which is analogous to a country's patterns of specialization in production, a topic frequently explored in international economics.
Quem gastou mais em armas, em 2002, Paquistão ou Brasil?

Usando dados devidamente ajustados (PPP = Paridade de poder de compra), você descobrirá que, destes dois....

Claro, isto não diz muito (por que não em % do PIB?). Mas o aluno (a aluna) esperto(a) do prof. Shikida deveria perder seu tempo pensando no porquê disto. E o aluno do prof. Gilson (sim, existe uma interseção que poderíamos chamar de evil axes neste semestre) certamente vai querer perguntar-lhe o que é PPP.

Mais um serviço de utilidade pública e gratuita de lições de Economia deste blog.

SIPRI - The 15 major spenders countries in 2002 (pdf)

Dicas (Repetir três vezes, em tom de penitência, encarando-se no espelho da sua casa - "Obrigado professor, o senhor é realmente genial e eu deveria lhe agradecer de joelhos, rezando e fazendo todos os exercícios do livro".):

1. O inventor do PPP, Gustav Cassel.

2. PPP e seu MacDonald's
Como censurar sem usar a canetada

Muita gente disse, incorretamente, que a imprensa americana estava sendo censurada no início da guerra do Iraque. Desculpem amigos, não houve censura.

O que há, aí sim, é uma postura de qualquer imprensa (tenho um amigo que insiste que o governo mineiro atual tenta manipular a imprensa local....mas fica nervoso quando lhe conto das demissões da Gazeta Mercantil, sucursal RS, na era Olívio Dutra (PT)) de, voluntariamente, submeter-se ao poder político.

No caso do Brasil - ao contrário dos EUA - é comum que jornais dependam das famosas verbas publicitárias do governo. Aqueles anúncios oficiais, leitor, custam dinheiro. Houve até um jornalista gaúcho que levantou a bola na era Dutra. Eu me lembro de ter-lhe perguntado sobre o que havia antes daquele governo, mas aí ele não me disse nada.

Enfim, o ponto é: a liberdade de imprensa é melhor que a imprensa censurada pelo governo? Sim. Você vai retrucar: mas aí pode ter auto-censura. Ainda assim, leitor, é melhor do que o mundo da censura oficial. Neste, o meu amigo jornalista pode fazer uma página na internet (esqueci-me do link) e denunciar a tal censura.

Brasileiros acham estranha a discussão norte-americana sobre liberdades. É engraçado. Na hora em que são censurados, eles acham ruim. Quando alguém, no hemisfério norte, reclama de falta de privacidade, o caudilhismo do brasileirinho típico salta aos olhos: "isso é frescura de americano". Diga isso aos presos políticos de 64. Certamente eles não se achavam frescos...

Mas aí vai a notícia.


O Fórum Politicamente Correto

O 3º Fórum Social Mundial atinge o nível de politicamente correto. O que leva a receber bom subsídio do Governo Federal (Petrobrás). Várias instituições universitárias e centros de estudos estão tentando fazer desde 1999, o 5º Encontro Nacional de Estudos Estratégicos(5º ENEE). Pois na última tentativa o então Chefe da Secretária de Segurança Institucional, vetou o apoio, pois poderia trazer críticas ao governo. Mesmo que, os maiores participantes seriam centros de estudos estratégicos universitários, muitos ligados ao atual governo.


Vale dizer, a tal discussão da sociedade organizada não é tão limpa de ajuda financeira, né? Éééééé.....no poder a prática é outra...

quinta-feira, março 04, 2004

Quando todos os alunos tiram "A" o problema é...do professor

Gilson me enviou esta sensacional notícia: Um exame de sonhos na Universidade da Geórgia.

Alguns alunos vão dizer que não há problema. Outros dirão que há. É fácil dizer quem tem razão.
Em homenagem ao Penna-man

Este aí vai pro Penna, meu aluno e frequente comentarista do blog.

Economy Archives - Why Linux Is Wealthier Than Microsoft by Russell Roberts

quarta-feira, março 03, 2004

O Terrível Problema das Políticas Públicas

Eis aí um bom exemplo de como este debate pode ser tortuoso...

TCS: Tech Central Station - Easy Riders
Concurso

Eu participaria deste concurso, se fosse aluno de graduação, embora eu ache estranho o parágrafo 1o do artigo 7o. Nele se exige que o sujeito envie curriculum vitae rubricado.

Agora veja, se a participação é limitada apenas a alunos de graduação, por que um curriculum? Ele pode ajudar a evitar candidatos que não podem participar (art 3o, par 4o do edital). Mas também pode viesar o julgamento (considerações ideológicas, favorecimento de amigos, etc).

Será? Tomara que não. Mas depois que o mundo ficou conhecendo Waldomiro Diniz e suas possíveis ramificações, não dá para ter aquela confiança.

De qualquer forma, se você é aluno de graduação, divirta-se com o edital em pdf.
Novo Homem Socialista, Democrático e Popular vem com Nova Matemática?

Segundo a notícia abaixo, o pessoal do governo precisa me pagar (hora-aula com desconto que será, parcialmente, doado ao programa PIB Zero) por umas poucas aulinhas sobre taxas de crescimento.

Ou eles estão errados, ou o pessoal da Primeira Leitura está.

Logo, tenho, no mínimo, alguns alunos potenciais garantidos! :D
Primeira Leitura : Leia : Governo cria fórmula original de calcular crescimento

O leitor interessado deve, ainda, consultar encarte na mesma matéria.

Na verdade, podemos dizer que o novo homem socialista (do mesmo autor de "Outra Matemática é Possível", Fórum Matemático Social, 2004, Porto Alegre - RS) desconhece alguns elementos muito básicos da Estatística, a saber:

a) a própria estatística;
b) séries de tempo;
c) índices de preços e quantidades;
d) taxas de crescimento (e, claro, logaritmos).

Alguém quer ensinar de graça ao leitor sobre taxas de crescimento?

terça-feira, março 02, 2004

O Ambientalista Sério

Quem leu O Ambientalista Cético (acho que foi este o nome em português do livro do Lomborg), viu o quanto o ambientalismo moderno não está tão longe da acusação de ter se transformado em uma religião.

Mesmo a Scientific American não deu direito a Lomborg de reproduzir em seu site a polêmica entre ele e os eco-religiosos.

Pois bem, o ponto interessante é que, como em toda seita, quem resolve se afastar da mesma por não acreditar mais no que faz (ou no que os outros fazem) é chamado de traidor ou de nomes piores.

Um deles é Patrick Moore, antigo fundador (dentre outros) do Greenpeace.

Wired 12.03: Eco-Traitor

Finalmente dois ambientalistas em que eu posso acreditar: Lomborg e Moore. O jogo agora melhorou: 2 x 1000000 . Antes era 1 x 1000000. Como dizem as más línguas: "inteligência é um bem muito escasso..." :)

segunda-feira, março 01, 2004

Por que qualquer aluno minimamente esperto deve estudar vantagens comparativas?

Porque, conforme DeLong: Question: What do you think is the most misunderstood concept in your discipline?

Answer: For Economics this question has a stock answer. The most misunderstood concept in Economics is the concept of "comparative advantage."


Então, deixe de ser preguiçoso e vai estudar, meu amigo! E, lembre-se, até cronistas famosos não entendem o conceito (como você viu em um post meu abaixo). Não tenha vergonha: estude, pergunte, estude, faça exercícios, invista seu tempo, estude (etc).
Rent (and sacred)-seeking

Se você é o dono de uma instituição religiosa e resolveu meter-se nos mundo dos negócios terrenos, então deve se submeter às leis de mercado e às leis que o regulamentam?

Veja bem, se entrou no mercado já está sujeito às suas leis. Tanto é assim que o grupo católico citado no link abaixo abriu as portas para não-católicos. A filosofia é simples: pagou, usufruiu.

Agora, a polêmica está em se o plano de saúde que o grupo oferece deve incluir controle de natalidade num de seus itens. Note que a notícia diz que o grupo é uma charitable organization o que me leva a pensar se a legislação dos EUA é diferente da nossa ou não. Afinal, estamos acostumados a ver tais organizações (de caridade) como entidades sem fins lucrativos.

Se for o caso, a polêmica fica mais interessante. Afinal, basta eu entrar no mercado de serviços de saúde dizendo que pertenço a uma religião que não acredita, digamos, em cura para doenças venéreas (por motivos religiosos) para não ofertar este pacote?

Claro, se o consumidor for bem informado sobre isto no ato da assinatura do contrato, não vejo problemas. Mas eis que a polêmica acontece, ironicamente....em San Francisco.

Um caso clássico de busca de favorecimento (rent-seeking) governamental? Não sei.

Yahoo! News - Catholic Group Must Provide Birth Control
Um artigo que merece ser lido

Houve uma época em que você podia ler artigos do Journal of Political Economy sem muito problema matemático. Bem, na verdade, a matemática estava lá, mas nosso instrumental era mais simples.

O mundo, contudo, evoluiu. E o JPE tem artigos bem complicados de se ler se você só fez graduação em Economia.

Mas há uma regra que é constante aos bons artigos: eles possuem idéias novas explanadas de forma clara. Ou boas explicações sobre idéias originais alheias. É o caso deste clássico de 1921 do importante Frank Knight.

Knight, Cost of Production and Price Over Long and Short Periods: Library of Economics and Liberty
Notável

Após ler esta matéria (site requer um registro rápido), eu me pergunto sobre o que você diria se lesse a seguinte manchete: "Governo convida diretor do FMI para um churrasco com cerveja e vinho chileno na Granja do Torto.

Provavelmente, 90% dos (e)leitores iria espernear e xingar o governo FHC ou Collor. Mas o notável, neste caso, é que a notícia é de ontem.

Se alguém achar uma foto, perdida na internet, com dizeres similares a "Fora Lula, Fora FMI", favor me enviar. Afinal, que eu saiba, o MST ou a CNBB não enviaram manifestantes para a Granja no domingo. O que isso prova? Que políticos são racionais: imagine se o churrasco tivesse sido marcado no final-de-semana seguinte ao carnaval...

domingo, fevereiro 29, 2004

Útil para alunos espertos

Alunos que fizeram prova de inglês no vestibular não têm desculpa para não ler textos em inglês. Ainda mais quando estes se resumem a poucas linhas de uma apresentação em "flash".

E, no caso do link abaixo, é sinal de pouca esperteza deixar de acompanhar as apresentações. Ensina-se vantagens comparativas de forma bem simples, usando gráficos.

Divirta-se!

Specialization & Comparative Advantage