sábado, outubro 11, 2003

Vale a pena visitar este blog...

Só pelo nome o leitor já pode ver que este negócio dá samba...

Neuroeconomics

quinta-feira, outubro 09, 2003

Mercados não funcionam? Então tome esta, mané!

Markets as Information Sources: Archive Entry From Brad DeLong's Webjournal: "Markets as Information Sources

Hal Varian writes:

The Iowa Electronic Markets won again with an extremely accurate prediction 5 days before the election:

Actual Iowa Electronic Markets
for recall 54.3% 53.5%
against recall 45.7% 44.5%
Schwarzenegger 46.8% 47.0%
Bustamante 32.4% 30.1%

Source:

http://apnews.myway.com//article/20031008/D7U20PN80.html
http://128.255.244.60/quotes/69.html
http://www.biz.uiowa.edu/iem/markets/Recall.html"

Ficou embolado de ler? Então vou ajudar: actual (54.3%) e Iowa (53.5%) na primeira linha. Siga o restante para ver...
Cheers, Granger! Cheers, Engle!

"Foi uma surpresa total", disse Engle, ao ser informado da premiação. "É incrível estar sentado no apartamento em Annecy (leste da França), longe de Nova York, e receber este telefonema para ouvir uma notícia dessas." Em licença sabática, Engle está em Annecy há quatro meses. "Estou fazendo uma série de conferências na Europa e acho que vou continuar fazendo isso", acrescentou. Ele deu um rápido exemplo de aplicação prática de seu trabalho:

"Os mercados financeiros trabalham em velocidade cada vez maior, e para os indivíduos, é impossível se adaptar a ela. Um operador ou um investidor não pode investigar todas as possibilidades e tomar decisões ideais. Isto os obriga a ir a um computador e levantar questões estatísticas."


E, este:

Apesar da sua aridez matemática e estatística, a Econometria - a área da Economia brindada com o Prêmio Nobel de 2003 - talvez seja a parte desta ciência mais voltada para um exercício lúdico ao qual os seres humanos se entregam há milênios: a previsão do futuro.

O americano Robert Engle e o galês Clive Granger ganharam o prêmio pela contribuição que deram "à investigação das séries econômicas temporais". O professor João Victor Issler, da Escola de Pós-Graduação em Economia (EPGE) da Fundação Getúlio Vargas (FGV), no Rio - um especialista em Econometria -, explica o que significa o trabalho com as séries temporais: "É analisar o comportamento ao longo do tempo das variáveis econômicas, buscando o melhor modelo matemático e estatístico para representá-las dentro de uma determinada amostra, e para prevê-las fora desta amostra - isto é, para a frente".
Blogeiros e não-blogeiros em festa

Ontem foi um dia bacana. O Nobel de Economia foi para duas personalidades ultra-merecedores do prêmio (claro, poderia ter mais gente como Harvey ou Hendry, mas isso sempre acontece), o meu candidato favorito ganhou na California (finalmente um experimento natural engraçado para meu acompanhamento e diversão onisciente, onipresente e onipotente) e, hoje, acordo com esta notícia: "Motorzinho" do dentista sem barulho ganha prêmio.

Fala sério! Quem nunca morreu de medo deste motorzinho? Parabéns aos brasileiros que desenvolveram isto! Talvez eu até vá mais vezes ao dentista.

Ah, e falando em Nobel, o próximo boletim do IBMEC (ainda sem novo nome) terá um artigo sobre a Econometria. Antecipadamente agradeço aos espíritos (vivos ou mortos) de Tinbergen, Theil, Lange, Granger, Engle, Nerlove, Kmenta, Johnston, Greene, Gujarati, Maddala, etc, por anos de Econometria...que, afinal, salvou-me o ânimo pelo meu curso quando estava lá no distante 5o período de graduação.

Econometrics: just do it!

quarta-feira, outubro 08, 2003

Mais sobre o Nobel!!!


Excelente! Bacana! Massa!

http://www.nobel.se/economics/laureates/2003/ecoadv.pdf
Nobel vai para Econometria!

Granger & Engle? Quem são estes? Os ganhadores do Nobel!!!
Governator

Meu candidato, do meio artístico, ganhou. Quem gosta de ver artista na política tem um prato cheio com esta notícia. E, claro, o Nobel sai em menos de 4 horas!!!!

Aguardando!

segunda-feira, outubro 06, 2003

Nobel de Economia? Quarta-feira!

Nobel Prize e-Museum