sábado, março 05, 2005

quinta-feira, março 03, 2005

Por que é que eu não perco as coisas?

Outro dia eu estava atravessando a rua quando me assustei: "será que havia deixado cair a caixinha do acessório que transforma meu velho óculos e um óculos escuro? Afinal, eu a deixo, ocasionalmente, no bolso da camisa e estava no ônibus...".

Abri a pasta e, aliviado, vi que estava lá.

Pensei: "Puxa, ainda bem que puxei ao meu pai e sou cuidadoso. Normalmente só esqueço coisas sem importância monetária...".

Foi então que tive meu momento "Duilio" (veja o blog Planeta 23 nos links fixos ao lado) e, embora sem o mesmo brilhantismo do mesmo para as crônicas (e com menos loucura também...), comecei a imaginar o porquê disto. Deveria eu agradecer meu pai por ter me dado, em seus 50%, esta característica precavida?

Então me vi perdido em um cipoal de teorias. Em resumo - bem-humorado - são elas:

I - Neoclássica/Mainstream

Não preciso agradecer meu pai porque se eu sou prevenido é porque o decidi intuitivamente de forma a maximizar meu custo-benefício no sentido correto (ou seja, maior benefício por menor custo).

II - Neoclássica/Mainstrem com Sociobiologia

Não preciso agradecer meu pai porque se eu sou o receptáculo de um gene (egoísta) que manteve a "prevenção" para a perpetuação da sua sobrevivência (ou maximização das chances de sua sobrevivência ao longo das gerações).

III - Austríaco-Schumpeteriana-Hayekiana

Não sei se devo agradecer. Ser prevenido é algo que eu descobri e adotei como estratégia empreendedora. Ou será que meu pai inovou me ensinando isto quando eu era pequeno? Mas se a vida dele é diferente da minha e temos experiências distintas, talvez seja tudo uma coincidência...e se as circunstâncias mudarem, terei de me adaptar, não necessariamente com a mesma prevenção...agradecer? Depende...

IV - Marxista

A prevenção é uma ilusão da classe burguesa. O que importa é se ela serve ao propósito da dialética marxista (não a hegeliana que é feia, boba, chata e idealista). E o meu pai será superado na história. Agradecer a ele seria socialisto-cientificamente errado.

V - Novo-Institucionalista

A minha prevenção é apenas uma norma informal que compartilho com outros da minha sociedade. Posso ser mais ou menos prevenido conforme os incentivos cuja elaboração, por sua vez, é algo bastante complicado. Agradecer ao pai pode ser uma boa norma, mas teria a ver com minha polidez, por sua vez, um bom incentivo.

Humor de economista é assim...
Como diria um certo ministro tenso: o feitiço pode virar contra o feiticeiro...

Liberdade política gera liberdade econômica? Liberdade religiosa gera liberdade política? etc? Não sei ao certo. Mas quando o conselho de jornalista....digo, um governo repressor e censor enfrenta uma situação inesperada, uma situação que pode ocorrer é esta...


Fonte: http://www.ucomics.com/glennmccoy/

Fino humor...

terça-feira, março 01, 2005

Política e Economia

Bom artigo: The Arab Street - A vanquished clich?. By Christopher Hitchens

Trecho: In Iraq, Muslim militants place bombs in the mosques of those Muslims they regard as heretics. In Afghanistan and Pakistan, too, the Salafi and Wahhabi extremists commit murder against Muslims they deem unclean or unorthodox. And in the West, there are non-Muslims who excuse such atrocities as "resistance." These are often the same as those who hailed what they thought of as the "street." I don't think they should be indicted for hate crimes, but they should be made to understand that what they say is hateful and criminal, as well as sectarian. The battle for clarity of language is a part of this larger contest, and it is time for the opponents of terror and bigotry to become very much less apologetic and defensive on this score.

segunda-feira, fevereiro 28, 2005

E seu professor de HPE não falava dela...

Ayn Rand é quase desconhecida no Brasil. Em boa parte por barreiras erigidas por gente comprometida com ideologias autoritárias (claro) e, em parte, por desconhecimento mesmo.

Não importa. A internet - exceto em Cuba, Coréia do Norte e na China (menina dos olhos de muita gente...) - serve para isso mesmo: quebrar barreiras - inclusive a dos ideólogos.

Então, deixemos este papo de lado e vamos ao que interessa. Ou melhor, leitor, dá uma boa olhada no post linkado abaixo. Vale a pena.

EconLog, Ayn Rand, Economic/Political General Equilibrium Theorist, Bryan Caplan: Library of Economics and Liberty