sábado, novembro 13, 2004

É o federalismo, estúpido!

Nem mesmo um filósofo aguenta tanta besteira na imprensa nacional. E eu concordo com ele.
Com as honrosas exceções de sempre, as eleições nos EUA deixaram à mostra o quanto se diz besteira impunemente no Brasil. Até o soi-disant especialista tupiniquim em eleições alheias aceita ser apenas mais uma voz no coro da mesmice ignara. Poucos comentaristas deixaram de exibir o obnubilado fervor ideológico dos militantes de grêmio estudantil A eleição lá mostrou como por aqui se arma, com a mais deslavada cara de pau, um circo de desinformação e um torneio de primitivismo intelectual. Ninguém em sã consciência pensa que a vida social pode ser discutida matematicamente. Mas, daí a mergulhar no ideologismo escancarado há um atlântico de distância. Desvios da racionalidade toleráveis são os que não se afastam muito do caminho que começou a ser trilhado pelo homo sapiens. Duro de assistir é o desfile cadenciado da bobajada empinada, é a arrogância e a ignorância andando de braços dados.
Humm....

O governo brasileiro vai importar, diretamente da ditadura comunista de Cuba, o método de alfabetização de jovens e adultos que será usado a partir de 2005 no programa Brasil Alfabetizado. O ministro da Educação, Tarso Genro, assinou nesta semana o protocolo de intenções com o governo cubano, e vai comprar material didático da ilha.

A escolha pelo sistema cubano chegou a causar surpresa em técnicos da própria pasta. A doutora em lingüística Lucília Helena do Carmo Garcez, consultora do ministério em programa de incentivo à leitura infantil, avalia que pasta deveria investir em treinamento e o apoio aos professores. “Métodos nós temos todos no Brasil. O próprio MEC desenvolve programas nesse sentido. Temos especialistas renomados. O que falta são condições de trabalho adequadas para os professores.”

Segundo o secretário Ricardo Henriques, o método foi escolhido devido ao seu sucesso, tendo sido aplicado também na Venezuela, Nicarágua e no Haiti. No entanto, Henriques admitiu que não há registro de uso do sistema em países de língua portuguesa. “O que o método cubano tem de especial é que demonstrou muita eficiência em algumas experiências internacionais”. Serão selecionadas para um projeto piloto duas cidades do Piauí.
Você gosta de Chavez?

Se gosta, então vai adorar esta nova notícia. Ela mostra como um ditador pode destruir uma economia de mercado simplesmente censurando a imprensa.

Parece com um certo projeto que conheço....
Me and Mr. John Clark

Posted by Hello
Claudio Shikida at Sagamore Institute

Posted by Hello
Claudio meets Walter Williams

Posted by Hello

quinta-feira, novembro 11, 2004

Pobreza? Que pobreza, cara pálida?

Algo difícil de se medir e fácil de usar em discursos eleitoreiros.

Comparações da pobreza entre países (pdf)
Duas Américas Latinas?

As observações sobre o Brasil, na matéria abaixo, creio, são bem pertinentes.

Hispanic American Center for Economic Research - Bush conservatives see two Latin Americas
O "Prof. Cláudio Shikida" (AKA Cláudio D. Shikida) tem o prazer de informar que é um bom representante :)

9 de novembro – O Instituto Liberdade participa do Primeiro Jantar Anual da Liberdade no 15o. Aniversário da Queda do Muro de Berlim, em Washington DC, patrocinado pela Atlas Economic Research Foundation, através de seu representante Prof. Cláudio Shikida. O evento inclui tributos à Ronald Reagan, Margaret Thatcher, Pope John Paul II, e heróis desconhecidos da Guerra Fria. Os apresentadores serão Richard Pipes (do Conselho Nacional de Segurança de Reagan), John O'Sullivan (ex-escritor de discursos da Sra. Thatcher), Stanislaw Wojtera (Chefe do Partido RealPolitik Party na Polônia), Walter Williams (célebre professor e colunista), Michael Novak (auhor do The Spirit of Democratic Capitalism), e uma mensagem especial de José María Aznar, ex-Presidente da Espanha.

p.s. Droga! Esqueci de tirar uma foto com Richard Pipes!

quarta-feira, novembro 10, 2004

Jantar de sucesso e agora...

O jantar do 2004 Freedom Dinner foi muito bom. Agora estou em Indianopolis, num hotel algo velho mas equipado com wireless. Mas, logo mais, temos um jantar de boas-vindas com a "FIESP" local.

De longe eu acompanho algumas notícias, mas procuro não ler muito sobre o Brasil: isto sempre me deixa triste.

Entretanto, vários amigos me disseram palavras de apoio pelo meu - cada vez mais difícil (?) - trabalho de ensinar Ciência Econômica em contraposição aos preconceitos e à desinformação. Eu ampliaria as palavras que ouvi para todos meus colegas sérios do Brasil. Como disse Walter Williams, os heróis da Guerra Fria não são apenas os grandes homens. Milhares de pessoas, através dos mercados, produziram bens que ajudaram o mundo a dar um salto para frente com a queda do muro (embora, hoje em dia, as coisas estejam mudando...).

Estão todos de parabéns.

p.s. agora, minha mini-palestra será amanhã, aparentemente, num evento conjunto com o SIPR.
Sabem o Walter Williams, aí dos links fixos?

Não é de hoje que eu o leio. Também, veio da George Mason University (Roger Congleton, Peter Boettke, Tyler Cowen, Byran Caplan...para não citar James Buchanan e Vernon Smith ou Gordon Tullock), minha faculdade de economia favorita na costa leste.

Pois é. Eu tive o prazer de trocar umas três frases com ele. O cara fez um belo discurso no jantar hoje e aguarde a foto histórica do Shikida ao lado do grande colunista de economia.

p.s. para o Marcus: ele disse que é amigo pessoal do Sowell há anos...

terça-feira, novembro 09, 2004

Quer fazer regressões medindo a governança do Estado?

Então sinta-se em casa no The International Institute for Corporate Governance at the Yale School of Management.

Se você disser para seu orientador que não achou os dados depois de ler isto, então você realmente está mentindo....a base é bem bacana, completa e é altamente recomendável que você pesquise todos os itens do menu.

Mais uma informação (bem público) deste blog. :)
Mas o que é Public Choice, professor?

Pierre Lemieux tem um bom e pequeno artigo sobre isto. Em PDF, no link seguinte: The Public Choice Revolution

Enjoy it!
Bom humor: o dilema da cooperação internacional

Um trecho pequeno do mais novo livro do engraçadíssimo P.J. O'Rourke:

"We were going to stop global warming by signing the Kyoto protocol on greenhouse gas emissions. Then we realized the Kyoto protocol was ridiculous and unenforceable and that no one who signed it was even trying to meet the emissions requirements except for some countries from the former Soviet Union. They accidentally quit emitting greenhouse gases because their economies collapsed. However, if we withdraw from diplomatic agreements because they’re ridiculous, we’ll have to withdraw from every diplomatic agreement, because they’re all ridiculous. This will not foster international cooperation. But if we do foster international cooperation, we won’t be able to protect Americans at home and abroad, because there has been a lot of international cooperation in killing Americans. Attacking internationals won’t promote world peace, which we can’t have anyway if we’re going to eliminate human rights abuses, because there’s no peaceful way to get rid of the governments that abuse the rights of people – people who are chained to American gym-shoe-making machinery, dying of gym shoe lung, and getting paid in shoelaces, thereby improving U.S. business and trade opportunities, which result in economic expansion that causes global warming to get worse”. [P.J. O’Rourke, Peace Kills, p.7]
Face-Off

Lembra daquele filme do John Woo com John Travolta e Nicholas Cage? O Face-Off? Bem, pode ser que aquilo não seja ficção logo, logo...

Face Transplants Raise Hopes -- And Some Fears

Já imaginou? Um cara-de-pau pode trocar seu rosto carcomido pelos cupins por uma nova face de jacarandá! :)
The enemy among us

Lawyer Facing Terror Charge Cites Need for Violence (washingtonpost.com)

And you believed all the Brazilian press told you about those isolacionists-boring-McDonald's Americans...

p.s. register it before reading it. There is no free lunch, man.
Quer mais educação? Procure o setor privado

Quando o governo não resolve o problema de educação, o que se deve fazer? No Brasil, normalmente, o governo tenta retirar o setor privado da área - com o apoio honesto de muita gente que acha o lucro algo imoral (embora busquem enriquecer e reclamem da alta carga tributária). Mas, na Philadelphia, pensou-se em uma solução inovadora.

Você pode ler mais sobre ela - registrando-se no ótimo "The Washington Post" - aqui.

O interessante é a diferença de mentalidade. Tanto no Brasil, obviamente, como nos EUA ou no Japão, existem empresários desonestos. Por que a solução pode dar certo, então? Minha aposta: instituições sérias.

De qualquer forma, a solução do problema é interessante porque parte de um "senso comum" inicial diferente daquele que governa a mente dos descendentes do autoritário Pombal.

Para meus alunos de primeiro período, uma pergunta que não vale ponto, mas que pode ajudar a pensar: o que escolas públicas e meio ambiente têm em comum?
Mais um concurso bom para alunos de graduação

O prêmio do IL-RJ, em sua segunda edição: II Prêmio Donald Stewart Jr.

Regras:

II Prêmio Donald Stewart Jr.

Tema:

O caminho da servidão, de Hayek, e a realidade brasileira

Primeiras informações
1. O prêmio
Uma iniciativa do Instituto Liberal com o apoio da Foundation for Economic Education – FEE. Destina-se a estudantes regularmente inscritos em cursos universitários de graduação em qualquer área acadêmica, a graduados com mestrado completo ou em execução e a doutorandos ainda não titulados. Os estudantes contemplados no I Prêmio Donald Stewart Jr. Não poderão participar do concurso.

2. O julgamento
Um júri, composto por professores universitários e intelectuais, irá selecionar os três melhores ensaios sobre as lições para o Brasil do livro O caminho da servidão, de autoria de Friedrich August von Hayek.

Serão considerados, para efeito de julgamento, aspectos como ortografia; organização e clareza do texto; pertinência ao conteúdo da obra estudada e contribuição para o melhor entendimento da realidade brasileira em face do alerta de Hayek no livro.

O livro está disponível para leitura na Biblioteca Ludwig von Mises, à Rua Professor Alfredo Gomes, 28 – Botafogo, ou para aquisição no Instituto Liberal, no mesmo endereço. A Biblioteca Ludwig von Mises funciona das 14:00 às 18:00 horas, diariamente, exceto aos sábados e domingos. Apenas a título de primeira informação sobre a obra sugerimos a leitura do Sumário publicado pela revista banco de idéias do Instituto Liberal.

3. Os trabalhos
Deverão ser individuais e inéditos.

Oportunamente será divulgada a data limite para entrega dos trabalhos e outros detalhes.

4. A premiação

Os autores dos três melhores trabalhos ganharão uma bolsa para o Summer Seminar da Foundation for Economic Education – FEE, em Irvington-on-Hudson, Nova York, com 7 (sete) dias de duração, em 2005. A data da entrega e outros detalhes dos prêmios serão divulgados em breve.

Obs.:
1. Os participantes deverão ser fluentes na língua inglesa, idioma do seminário.
2. Todas as demais despesas, inclusive com transporte, passaporte, vistos, vacinas e demais providências que se fizerem necessárias, correrão por conta do aluno.

5. Os premiados de 2004

Veja o depoimento dos autores dos três melhores trabalhos do I Prêmio Donald Stewart Jr. no site do IL.
Pesquisa fala o óbvio?

Ok, esta pesquisa diz que mortes por armas de fogo foram muitas em dez anos (numa comparação com acidentes de automóvel).

Perguntas que quero ver respondidas (sugestões são bem-vindas):

1. Quanto destas mortes foram causadas por armas de fogo ilegalmente adquiridas?

2. A pesquisa dá a entender que antes se morria mais de acidentes de automóveis do que por armas. Que tal proibir o porte de automóveis?
Saigon Inn

O melhor de tudo é você entrar no restaurante vietnamita, chamar o garçom em inglês, ele olhar para sua cara e te explicar o cardápio em sua língua natal (que lembra o chinês). Taí, já me chamaram de muita coisa, mas nunca de vietnamita.

De qualquer forma, se um dia você vier a Washington DC, passe lá que é barato e bom.

Link: Saigon Inn Washington, DC, DC - Yahoo! Travel.

p.s. amanhã, fotos minhas serão tiradas. Só não vou colocar online de imediato porque esqueci o cabo da máquina...:(
Amanhã

Já que é só 0.75 por conexão (i.e., posso conectar hoje e desconectar amanhã, o preço não muda), vou aproveitar que a recepção acabou e que já voltei para o hotel para trabalhar um pouco.

Amanhã, sim, temos o evento bacana, o 2004 Freedom Dinner. Dentre outros, Walter Williams (link fixo aí ao lado) e Richard Pipes.

Espero que esteja tudo bem aí no hemisfério sul.