terça-feira, setembro 30, 2003

Você sabe mesmo do que está falando? (I - Demanda e utilidade)

Então você passou em Economia, graduou-se...mas você entendeu mesmo aquilo? Bem, hoje vou colocar aqui um conceito simples, com uma explicação que parece boba, mas que pega muita gente boa de serviço (obviamente, aluno nenhum meu lerá isto e, claro, eu vou cobrar isso em alguma prova....)

When I ask students taking an exam or quiz to explain why the demand curve is the same as the marginal value curve, most of them think they know the answer--and most of them are wrong. The problem seems to be a confusion based on an imprecise verbal argument. It sounds very simple: "Your demand is how much you demand something, which is the same as how much you value it" or, alternatively, "Your demand is how much you are willing to pay for it, which is how much you value it." But both of those explanations are wrong. Your demand curve shows not how much you demand it but how much of it you demand--a quantity, not an intensity of feeling.

Fonte: http://www.daviddfriedman.com/Academic/Price_Theory/PThy_Chapter_4/PThy_Chapter_4.html

FUNDEF: uma avaliação economicamente fundamentada

Recomendo a leitura desta monografia (ganhadora do Prêmio STN, em uma de suas categorias, no ano de 2002).

Perdi o contato com o Marcos Mendes, mas na última vez em que falei com ele o assunto era ainda o bom e velho federalismo como instituição pró-saúde fiscal (ou algo assim) de governos.

Vale a pena ler a monografia dele. Recomendo fortemente, inclusive como sugestão inicial para se pensar em novas formas de se avaliar gastos públicos em áreas tão sensíveis como a educação.

Se há espaço para gastos públicos na economia, diria Adam Smith, eis aí um que merece cuidado.