sábado, maio 28, 2005

Fama!

O Tyler Cowen argumenta que a fama tem aspectos positivos. Ela dá incentivos adicionais para que as pessoas se dediquem às atividades. Um exemplo: se os jogadores de futebol brasileiros namorassem apenas mulheres muito feias, qual teria que ser o salário para compensar os riscos da profissão e passar boa parte da vida na concentração (isto é, preso)? Inversamente, imaginem quantos adolescentes não estão ralando hoje, na esperança de seguir a mesma trajetória profissional/sexual do Ronaldo Fenômeno...

Bem, o genial e debochado P.J. O'Rourke tem uma proposta oposta: uma imposto sobre as celebridades. Muito engraçado!

quinta-feira, maio 26, 2005

Economia e Política: o exemplo sérvio

Existe relação entre economia e política? Sim. Isto é passível de análise? Claro. Quem conhece o pessoal deste blog: Eu, Leo, Ari e Gilson, sabe que temos publicado artigos acadêmicos ou jornalísticos sobre o tema.

Não basta democracia - que, por sinal, é péssima para alocar recursos - tem de ter instituições sólidas. Se a democracia já falha muito, imagine sob um vácuo institucional....

Um bom texto - semi-acadêmico - é o que se encontra abaixo. Ele dá uma boa idéia do que falamos.

Post-Conflict Reconstruction in Serbia: A Political Economy View
Pesquisa

Quarta-feira que vem quem se expõe às porradas sou eu. Mas levo meu estagiário junto, o Frederico. A pesquisa que estamos fazendo já tem vários elementos de sua monografia de curso. Eu não espero menos dele. O Eduardo Pontual, nosso principal autor, é conhecido de alguns de vocês, eu acho. O convite para o debate está aqui.

quarta-feira, maio 25, 2005

Humor


Fonte: Editorial Cartoons
Um interessante problema

O que me faz pensar esta notícia - Broadband Crawling Its Way To Exurbs - é que há comunidades que se preocupam não apenas com bens públicos, mas também que nem sempre é o setor público que devem ofertá-los.

No mínimo, faz a gente pensar.

domingo, maio 22, 2005