Alunos pré-neoclássicos?
Todo professor já ouviu a famosa pergunta de alunos:
Professor, o senhor trabalha também, ou apenas dá aulas?
Como sabemos, Adam Smith também pensava assim pois, embora tivesse um conceito de renda nacional similar ao nosso (a riqueza das nações não é sinônimo da quantidade de metais preciosos que um país tem, mas sim do que ele pode gerar de valor via comércio), o que me leva a um óbvio indicador de inteligência em alunos (ou ao menos de sagacidade):
Teste da Sagacidade dos Alunos de Economia
Se o aluno, após um curso elementar de Economia, fizer a pergunta acima ao professor, ele não entendeu nada.
Controles para o teste: ok, façamos o controle para alunos que leram Adam Smith e perguntaram ao professor que diabos era aquilo e os que não o leram. Mesmo assim, se o aluno fosse sagaz, perceberia isso com alguma rapidez.
De qualquer forma, eis aí um bom índice para medir o aprendizado individual de alunos. Aquele que fizer a pergunta repetidos semestres, tem alta probabilidade de ser reprovado não necessariamente na faculdade, mas na vida. Afinal, entender conceitos e relacioná-los faz parte de qualquer atividade na longa marcha de um ser humano, seja ele qual for.
Adendos engraçadinhos:
1. Segundo a Crítica de Lucas, meu teste não mais vale (embora o número normal de comentários, um claro um indicador imperfeito de ibope deste blog, mostre que talvez a crítica não valha...)
2. Por eficiência de mercados, algum outro professor já fez esta observação bem-humorada.
3. E aposto que você se sentiu mal pacas se nunca pensou nisto e é, atualmente, um economista com alguns anos de trabalho. Bem, não se preocupe, eu já até havia me esquecido disto...e não tenho dados para testar o quanto isso diminuiu de meu fluxo de renda.
Abraços
Cláudio